A câmera High Resolution imaging Science Experiment, ou HiRISE, que viaja na órbita de Marte a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, ou MRO, registrou essa série de imagens coloridas artificialmente das dunas de areia na região polar norte de Marte. A área coberta em cada um dos cinco painéis tem aproximadamente 1.3 quilômetros de largura.
A progressão começa na esquerda (Painel A) no começo da primavera, quando o solo está coberto por uma camada sazonal de gelo de dióxido de carbono (gelo seco) com aproximadamente 2 pés de espessura. À medida que a primavera avança o gelo se rompe (Painel B), lançando areia escura da duna abaixo. Quando o gás pressurizado armadilhado abaixo da camada de gelo é liberado, ele carrega junto areia e poeira para o topo da camada de gelo, onde ele cai formando depósitos em forma de leque talude abaixo e vento abaixo (painéis C e D). O painel final mostra cada vez mais das dunas escuras à medida a camada de gelo sazonal evapora retornando à atmosfera.
Essa série de imagens mostra uma região do Planeta Vermelho localizada em 80 graus de latitude norte e 122.5 graus de longitude leste.
Fonte:
http://www.wired.com/wiredscience/2013/01/space-photo-of-the-day-2?pid=6388