A foto acima foi enviada para mim por Lucas Caldieri, que fotografou esse belo halo de 22º ao redor do Sol, no dia 16 de Outubro de 2010, na cidade de Avaré, no interior do estado de São Paulo. A foto acima foi feita com uma câmera digital comum de 10 MP.
Um halo de 22º, é um halo, um tipo de fenômeno óptico, que forma um círculo de 22º ao redor do Sol e ocasionalmente ao redor da Lua, quando é chamado de anel lunar ou halo de inverno. O halo se forma quando a luz do Sol é refratada em milhões de cristais de gelo hexagonais orientados de forma aleatória suspensos na atmosfera. O halo é grande, o raio é aproximadamente do tamanho da palma da mão quando o braço está esticado e apontado para o céu.
Enquanto a luz passa através do ângulo de 60º do vértice do prisma de gelo hexagonal, ela é defletida duas vezes resultando em ângulos de desvio que vão de 22º até 50º. O ângulo de desvio mínimo é quase de 22º, ou mais especificamente de 21.84º em média, sendo de 21.54º para a luz vermelha e de 22.37º para a luz azul. Essa dependência do comprimento de onda da variação na refração faz com que a borda interna do círculo seja avermelhada enquanto que a borda externa seja azulada. Como a luz não é refratada em ângulos menores que 22º o céu é mais escuro dentro do halo. Um halo de 22º pode ser visível em aproximadamente 100 dias num ano.
No folclore popular, um anel ao redor da Lua anuncia a aproximação de uma tempestade. Como outros halos de gelo, os de 22º aparecem quando o céu está coberto por finas nuvens do tipo cirrus, que normalmente aparecem alguns dias antes da frente de uma grande tempestade.
Um fenômeno similar chamado de coroas é produzido pelas gotículas de água e eles são muito menores e muito mais coloridos que os halos de 22º.