fbpx
25 de novembro de 2024

Arp 274: Uma Trinca de Galáxias em Virgo

Arp-274

observatory_150105O Arp 274 (também conhecido como o grupo NGC 5679) é uma trinca de galáxias que se espalha por aproximadamente 200000 anos-luz, e que parece parcialmente sobreposto nessa imagem. As galáxias estão localizadas a aproximadamente 400 milhões de anos-luz de distância na constelação de Virgo.

As galáxias são denominadas de NGC 5679A (à direita, aka MCG 1-37-34) uma galáxia espiral; a maior galáxia no centro, a NGC 5679B é uma galáxia espiral barrada (aka NGC 5679 e MCG 1-37-35) e a NGC 5679C (à esquerda, aka MCG 1-37-36), uma pequena galáxia compacta. O nome Arp 274 deriva do fato de ter sido incluído no Atlas de Galáxias Peculiares de Arp, um catálogo com 338 galáxias peculiares, gerado por Halton Arp nos anos de 1962 até 1967.

Embora se acreditasse anteriormente que as galáxias do grupo Arp 274 estivessem se interagindo gravitacionalmente, existem poucas evidências para isso. As formas espirais das duas galáxias maiores aparecem quase que completamente intactas, sem as típicas distorções observadas em galáxias em interação. A terceira galáxia (a mais longe à esquerda) mostra evidências do processo de formação de estrelas.

Elas podem de fato serem três galáxias localizadas numa mesma área do céu, mas provavelmente em distâncias diferentes. Os desvios para o vermelho das três componentes do sistema são: a da esquerda, 7483 km/s, a central, 8654 km/s e a da direita 7618 km/s. Usando a interpretação convencional, as galáxias da esquerda e da direita estão na mesma ordem de distância, enquanto que a galáxia central deve ser um objeto em um segundo plano.

Duas das três galáxias estão formando novas estrelas numa alta taxa. Isso é evidente pelos nós azuis brilhante de formação de estrelas que estão localizados ao longo dos braços da galáxia da direita e ao longo da galáxia pequena à esquerda. Todas as três galáxias são enlaçadas com linhas de poeira escuras, visíveis através de suas silhuetas projetadas contra o fundo brilhante.

Os bulbos centrais abrigam estrelas mais velhas e amareladas e um brilhante aglomerado de estrela central. Um brilhante aglomerado de estrela central pontua cada núcleo. Estrelas azuis mais jovens traçam os braços espirais, juntamente com nebulosas rosadas que são iluminadas pelas novas estrelas em formação. As duas estrelas brilhantes imediatamente acima da galáxia da direita estão na verdade muito mais perto fazendo parte da nossa própria galáxia.

Essa imagem foi produzida pela Wide Field and Planetary Camera 2 do Telescópio Espacial Hubble e mistura as emissões em azul, na luz visível, no infravermelho e no hidrogênio.

Fonte:

http://annesastronomynews.com/annes-picture-of-the-day-triplet-of-galaxies-arp-274/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo