Nessa nova imagem da galáxia de Andrômeda feita pelo observatório espacial Herschel da ESA, linhas frias de formação de estrelas são reveladas com os maiores detalhes até hoje já vistos.
A galáxia de Andrômeda, também conhecida como M31, é a maior galáxia próxima da nossa Via Láctea, a uma distância de 2.5 milhões de anos-luz, fazendo dela um laboratório natural ideal para se estudar a formação das estrelas e a evolução da galáxia.
Sensível à luz do infravermelho distante vinda da fria mistura entre gás e poeira, o Herschel procura por nuvens de gás onde as estrelas nascem. A nova imagem revela algumas das partes empoeiradas mais frias da galáxia – somente algumas dezenas de graus acima do zero absoluto – colorido em vermelho nessa imagem.
Por comparação, as regiões mais quentes como o bulbo central densamente povoado, sendo o lar de estrelas mais velhas, aparecem em azul.
Estruturas intrigantes estão presentes através dos 200000 anos-luz da extensão da galáxia com zonas de formação de estrelas organizadas em braços espirais e no mínimo cinco anéis concêntricos intercalados com vazios escuros onde a formação de estrelas está ausente.
A galáxia de Andrômeda abriga algumas centenas de bilhões de estrelas e essa nova imagem mostra claramente que muito mais estrelas estão prestes a ganhar vida.
Fonte:
http://www.esa.int/Our_Activities/Space_Science/Cool_Andromeda