fbpx
26 de dezembro de 2024

Halo Lunar – Não Importa Onde, Como e Quando: Canadá e Campinas

LPOD-Jan25-13

observatory_150105Por volta da meia noite do dia 23 de Janeiro de 2013, quando Rick Stankiewicz de Peterborough, Ontário, Canadá, saiu no jardim de sua casa ele olhou para a Lua e viu um belo e completo halo lunar, mostrado na imagem acima. De acordo com Rick, esse foi um dos mais brilhantes que ele já viu, onde podia até mesmo observar algumas cores, como um vermelho forte, dentro do anel, especialmente na porção inferior, mas as outras cores estavam difusas e espalhadas fazendo com que o anel principal parecesse esbranquiçado. Os halos normalmente tem um raio de 22 graus, e são gerados pela refração da luz por cristais de gelo aleatoriamente orientados. O bônus desse halo foi a presença próxima da Lua do planeta Júpiter, localizado na posição de 4 horas do halo. No momento da imagem estava um “pouco” frio, os termômetros marcavam congelantes -22?C, a atmosfera estava calma e com a quantidade certa de finas nuvens do tipo cirrus necessárias para distribuir aleatoriamente os cristais de gelo e produzir esse belo fenômeno atmosférico. Provando mais uma vez que é sempre interessante dar uma olhada para o céu, não importando a hora do dia e nem as condições atmosféricas.

halo_rafael_campinas

Para se ter uma ideia de que as condições atmosféricas pouco importam na formação de halos lunares, vejam a foto acima. Essa foto foi tirada pelo Rafael Defavari, no interior de São Paulo, na cidade de Campinas, ou seja, no quente interior do Brasil, numa típica noite de verão. O mais impressionante, esse halo lunar no Brasil foi fotografado no dia 21 de Janeiro de 2013. Nesse caso o planeta Júpiter pode ser levemente notado na imagem, como uma pequena protuberância na parte superior direita do disco lunar. Completando as nossas condições para observar algo interessante no céu, não importa a hora, não importam as condições meteorológicas e muito menos importa onde no planeta você esteja, ou no congelante Canadá, ou na escaldante Campinas no interior de São Paulo.

Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/January+25%2C+2013

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=552447464780582&set=a.205296706162328.52015.100000460012124&type=1&theater

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo