Estamos sempre falando aqui no blog do jipe robô Curiosity da NASA que está explorando o interior da cratera Gale em Marte, mas não podemos esquecer também de outro robô que lá está trabalhando, o Opportunity. O Opportunity está atualmente trabalhando em Matjevic Hill, local denominado assim em homenagem a Jake Matijevic, na borda interna de Cape York no anel da Cratera Endeavour. Nesse local, o jipe robô vem conduzindo medidas científicas no local conhecido como Copper Cliff.
No Sol 3160, ou seja, no dia 13 de Dezembro de 2012, o Opportunity começou a fazer imagens com seu Microscopic Imager (MI) para montar um mosaico do alvo na superfície. No meio da atividade, o braço robótico do jipe apresentou problemas de emperrar na junção azimutal de seu ombro. Esse tipo de problema já havia sido identificado anteriormente, principalmente em situações em que o braço é comandado a se mover numa taxa de velocidade baixa, mas não a mais baixa. Retentores magnéticos normalmente seguram a armadura do motor quando ele está sem potencia, e sob certas condições de movimentos lentos, eles são capazes de conter a rotação da armadura. Em taxas maiores, a armadura tem momento suficiente para manter a rotação, enquanto que em taxas menores um limite é usado. As atividades realizadas no Sol 3162 (15 de Dezembro de 2012) confirmaram que a junção está funcionando normalmente e que o deslocamento do equipamento Alpha Particle X-ray Spectrometer (APXS) foi completado com sucesso.
No Sol 3165 (18 de Dezembro de 2012), percorreu cerca de 5.5 metros para chegar a oeste num novo conjunto de alvos na área de Cooper Cliff. O jipe robô provavelmente continuará suas investigações na área no final do ano.
No Sol 3165, a produção de energia pelos painéis solares do jipe era de 533 Watt-hora, com um aumento de opacidade atmosférica (Tau) de 0.955 e uma cobertura de poeira do painel solar de 0.607.
O odômetro do jipe robô Opportunity está marcando incríveis35438.37 metros percorridos em solo marciano.
Fonte: