fbpx

Henize 70 – Uma Superbolha na Grande Nuvem de Magalhães

Henize 70 (também conhecida como N70 e DEM301) é uma superbolha brilhante com aproximadamente 300 anos-luz de diâmetro dentro da Grande Nuvem de Magalhães (uma galáxia satélite da nossa Via Láctea), localizada a aproximadamente 160000 anos-luz de distância na constelação do hemisfério sul de Dorado.

As superbolhas são grandes bolhas de gás interestelar, são infladas por ventos gerados por estrelas quentes e massivas e por explosões de supernovas, e seus interiores são preenchidos com um tênue gás quente em expansão.

No centro da Henize 70 existe um pequeno grupo de estrelas quentes e massivas. Algumas dessas estrelas estão perdendo massa de forma rápida e seus ventos estelares soprados de suas superfícies atingem velocidades próximas a 4000 quilômetros por segundo.

Pelo fato da vida das estrelas massivas ser medida em somente dezenas de milhões de anos, depois de uma supernova ter varrido uma bolha ao redor de si mesma, não se tem tempo suficiente para o meio interestelar preencher novamente a cavidade antes que outras estrelas explodam na mesma região. Cada supernova subsequente irá rejuvenescer a cavidade deixada pela anterior.

Essas superbolhas fornecem aos astrônomos uma excelente oportunidade de explorar a conexão existente entre o ciclo de vida das estrelas e a evolução das galáxias.

Essa imagem mostra uma composição tricolor da Henize 70 com base em frames de CCD obtidos com o instrumento FORS2 em Novembro de 1999.

Fonte:

http://annesastronomynews.com/annes-picture-of-the-day-henize-70/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo