Você já brincou com gelo seco, logicamente com a mão protegida por luvas? Talvez você tenha feito isso no dia das bruxas. A parte divertida do gelo seco é o fato dele se transformar diretamente do estado sólido para o vapor, diferente do gelo de água que derrete e se torna líquido quando aquecido.
Em Marte, as calotas polares sazonais são compostas de gelo seco, ou seja, dióxido de carbono. Na primavera, à medida que o Sol brilha e aquece o gelo, ele se transforma do estado sólido para o estado gasoso erodindo a superfície. Quando isso acontece é impressionante as diferentes formas que essa erosão pode formar, e se olharmos com cuidado poderemos ver aranhas, estrelas e outras formas conhecidas o gelo seco de Marte.
Esse exemplo em particular mostra canais de erosão preenchidos com o brilhante gelo, que pode ser muito bem observado em contraste com o terreno avermelhado ao redor. No verão, o gelo irá desaparecer na atmosfera, e você verá somente os canais, como se fossem aranhas fantasmas cavando a superfície marciana. Esse é um terreno legitimamente e originalmente marciano, já que esse tipo de erosão não acontece em nenhum outro lugar, nem na Terra onde o clima é quente demais para esse tipo de formação.
Fonte:
http://www.wired.com/wiredscience/2012/02/space-photo-of-the-day/?pid=5424