Uma supernova bem brilhante apareceu na NGC 1365, a galáxia também é conhecida como a Grande Galáxia Espiral Barrada, e está agora visível para os observadores do hemisfério sul. A elegante galáxia localiza-se a aproximadamente 56 milhões de anos-luz de distância da Terra na constelação de Formax. A supernova, do tipo Ia, foi descoberta por Alain Klotz com o telescópio TAROT no Observatório de La Silla no Chile no dia 27 de Outubro de 2012. “A supernova é com certeza uma bela adição a já fotogênica galáxia”, disse Rolf Wahl Olsen que fez a bela imagem acima. “Eu me surpreendi como ela está azul, ela está realmente intensa”.
A supernova 2012fr é a brilhante e intensa estrela azul observada diretamente abaixo do centro da galáxia. Olsen disse que em 10 de Novembro de 2012 a supernova apareceu perto de seu pico com uma magnitude R de 11.90.
“Para se ter uma ideia de quão brilhante é esse evento, nós podemos calcular a magnitude absoluta M da supernova usando a seguinte fórmula onde m é a magnitude aparente e D é a distância em parsecs: M = m – 5(log10(D) – 1)”, escreveu Olsen. “Isso nos dá uma magnitude absoluta de -19.27 para a SN2012fr. Isso significa que se a supernova ocorresse a uma distância de nós semelhante a da estrela Betelgeuse, ou seja, 643 anos-luz, sua magnitude aparente seria de -12.80, a mesma da Lua Cheia”.
Alguns detalhes da imagem de Olsen:
A imagem foi feita entre os dias 7 e 9 de Novembro de 2012. A exposição usada com os filtros LRGB foi de 205, 57, 56 e 51 minutos respectivamente totalizando 6 horas e 9 minutos. O telescópio usado foi um Newtoniano Serrurier Truss de 10″com f/5, com uma câmera QSI 683wsg com um guia Lodestar. Os filtros usados foram LRGB E-series Gen 2. A imagem foi feita no observatório de Auckland, na Nova Zelândia.
Fonte: