O rover Curiosity da NASA registrou pela primeira vez um eclipse solar visto da superfície de Marte, onde uma pequena parte do Sol é escondida pela lua marciana Phobos, como visto do ponto de vista do Curiosity desde a cratera Gale. Essa observação aconteceu na última quinta-feira, dia 13 de Setembro de 2012.
O sistema de imageamento Mastcam do Curiosity registrou essa imagem do mini eclipse parcial do Sol através de seu filtro de densidade neutra que reduz a luz do Sol para um milésimo da sua intensidade natural. Depois de todo o trabalho ninguém ia querer danificar uma câmera como essa do rover Curiosity, do mesmo modo que ninguém gostaria de ficar cego olhando diretamente para o Sol, por isso, o rover Curiosity é tão complexo, pois todos os detalhes foram cuidadosamente pensados e estudados. Os pontos brilhantes na escuridão ao redor do Sol parecem estrelas, mas Keri Bean, um membro da equipe do Rover Curiosity no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA disse que são apenas “hot pixels” na imagem bruta.
O rover estava programado para fazer centenas de imagens de alta resolução durante o trânsito, e eventualmente elas poderiam ser transmitidas e armazenadas, montando assim o primeiro vídeo de um eclipse observado pelo Curiosity. Mas fazer isso poderia levar um tempo, e devido à limitada banda de transmissão de dados do rover e as outras prioridades de uma missão de 2.5 bilhões de dólares essa ideia foi abandonada. Mas, o Curiosity terá mais duas oportunidades nos próximos dias de observar eclipses da lua Phobos e da outra lua menor de Marte, Deimos.
Fonte:
http://cosmiclog.nbcnews.com/_news/2012/09/15/13884492-martian-moon-bites-into-the-sun?lite