O desenho astronômico acima mais uma vez mostra uma bela ilustração da Lua, ou melhor, de um detalhe da Lua. O desenho foi feito por Alexander Massey e mostra a bela cratera Moretus perto do polo sul lunar, depois de duas horas de observação.
O que mais impressionou o observador durante a observação e o desenho foi a sombra que inundava o assoalho da cratera com seu brilhante, massivo e alto pico central branco circundado pela escuridão silenciosa. Inspecionando de forma cuidadosa a imagem pode-se ver a parede interna da cratera repleta de terraços, altamente texturada e fraturada, além de estar repleta de cratera menores.
Toda a cena registrada é bem impressionante com as longas sombras e com a impressionante borda lunar iluminada por picos dispostos no longo terminador da Lua. Depois de ter finalizado o desenho como um todo, o observador ainda pôde adicionar a posição do polo sul lunar além de mostrar uma extensão do limbo sudeste mostrando o horizonte irregular do nosso satélite.
Esse desenho será marcante para o observador para sempre, pois foi feita no mesmo dia da morte de Neil Armstrong. Então, sabe quando se tem aquela pergunta, o que você fazia no momento em que …algo importante aconteceu? Nesse caso o observador sempre irá lembrar o que estava fazendo.
O desenho foi feito no dia 25 de Agosto de 2012, usando um telescópio C8, de 8 polegadas, SCT, com uma ocular de 9mm TMB, Type II Planetary que dá um aumento de 222X, só para lembrar o desenho mostra a Cratera Moretus perto do polo sul lunar. O desenho foi feito desde Sydney na Austrália.
Fonte: