Helicon e Le Verrier: uma dupla isolada no Mare Imbrium.
(créditos: Tolentino.)
LE VERRIER:
Diâmetro: 20 Km;
Profundidade: 2,1 Km
Coordenadas Selenográficas: LAT:40° 18? 00? N, LON: 20° 36? 00? W.
Período Geológico Lunar: Ímbrico Final (Late Imbriam): -3,85 bilhões até -3,2 bilhões anos.
HELICON:
Diâmetro: 25 Km;
Profundidade: 0,5 Km;
Coordenadas Selenográficas: LAT:40° 24? 00? N, LON: 23° 06? 00? W.
Período Geológico Lunar: Ímbrico Final (Late Imbriam): -3,85 bilhões até -3,2 bilhões anos.
LE VERRIER é uma cratera de impacto em forma de “cuia”, com piso irregular e e aro quase circular, com cerca de 20 Km de diâmetro, localizada na parte norte do Mare IMBRIUM, próximo à baia do Sinus IRIDUM que fica do seu lado noroeste e formando um interessante par com a cratera HELICON, que fica do seu lado leste, a cerca de 28 Km . Suas encostas externas são um pouco íngremes e as paredes internas aparentam sinais de desmoronamentos ao longo das arestas superiores.
A cerca de 9,5 Km ao sul de LE VERRIER encontra-se a pequena cratera Le Verrier T (diâmetro: 4 Km).
O nome LE VERRIER é em homenagem Urbain Jean Joseph Le Verrier, (1811 – 1877), que foi um matemático francês, especialista em mecânica celeste, conhecido por seu papel na descoberta do planeta Netuno.
HELICON é uma cratera de impacto de formato circular, em forma de “prato”, pouco funda e com paredes externas pouco altas e 25 Km de diâmetro. Também está localizada na parte norte do Mare IMBRIUM, próxima à cratera LE VERRIER (LE VERRIER está posicionada ao seu lado leste).
As duas formações (HELICON & LE VERRIER) formam um destacado par isolado na enorme área lisa do Mare IMBRIUM. A noroeste de HELICON encontra-se a grande baia do Sinus IRIDUM.
HELICON possui um piso circular e relativamente plano, que apresenta uma pequena cratera em seu interior. Existe também, uma outra pequena cratera posicionada por sobre a borda sudoeste de HELICON.
Foto com apenas 1 frame em 04? de ?março? de ?2012, ??21h42m.
Telescope & Câmera:
SkyWatcher DOB 12″ Collapsible;
Celestron Ultima 2X Barlow;
ORION StarShoot Solar System Color Imaging Camera III.
Não deixem de visitar na internet o site oficial do Observatório Lunar Vaz Tolentino, onde é possível encontrar centenas de imagens da Lua, além de muitas informações sobre astronomia e ciência em geral. Visitem o remodelado site do VTOL na internet: www.vaztolentino.com.br
Fonte: