Esse modelo digital de elevação global, ou em inglês, GDEM, é um produto do programa Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer (ASTER), programa esse realizado em conjunto entre a NASA e o mistério japonês da economia, indústria e comércio.
Essa imagem foi lançada em 29 de Junho de 2009, e foi criada a partir do processamento e da correlação de 1.3 milhões de cenas captadas do arquivo ASTER, cobrindo a superfície da Terra entre as latitudes 83 graus Norte e 83 graus Sul. Nesta versão colorida da imagem, baixas elevações correspondem a cor roxa, médias elevações são verdes e amarelas e altas elevações são vermelha, laranja e branca.
Com 14 bandas espectrais desde o espectro visível até o infravermelho termal e sua alta resolução de 50 a 300 pés, o ASTER gera imagens da Terra que ajudam a mapear e monitorar as mudanças na superfície do planeta. O ASTER é um dos 5 instrumentos de observação da Terra lançados pela NASA em 18 de Dezembro de 1999, no programa Terra da NASA.
É possível observar na imagem regiões em destaque como a bacia do rio Amazonas com baixas elevações, e o pantanal também caracterizado por baixas altitudes. Por outro lado destaca-se também a cordilheira do Himalaia com as maiores elevações do planeta.
(Fonte: http://spacefellowship.com/2009/12/15/global-digital-elevation-map/)