Nessa fotografia, feita pelo embaixador fotográfico do ESO Gianluca Lombardi, o Sol está nascendo e lançando sobre todo o Deserto do Atacama Chileno um brilho levemente avermelhado familiar. Mas essa imagem, de 13 de Julho de 2011, tem algo fora do convencional, uma sombra escura flutuando no horizonte.
Gianluca fez essa imagem desde o Cerro Armazones, olhando para oeste. O Cerro Armazones é a futura localização do maior olho para o céu do mundo, o telescópio que ainda será ali construído e que se chama European Extremely Large Telescope, ou E-ELT. O Sol, nascendo atrás de Gianluca está na posição correta para gerar a fantástica sombra da montanha de 3060 metros de altura na atmosfera da Terra à distância. A sombra pode ser vista alcançando a vasta paisagem do deserto e através do horizonte no lado esquerdo da imagem.
O cume brilhante visível na parte direita da imagem é o Cerro Paranal a uma altura de 2600 metros. O Cerro Paranal fica a somente 20 quilômetros do Cerro Armazones e é o local do Very Large Telescope do ESO. Os dois locais têm condições excepcionais para a observação astronômica. À direita está o pico adjacente onde o telescópio de pesquisa VISTA está localizado e à esquerda no horizonte, estão os acampamentos e a Residencia do Observatório do Paranal.
A estrada branca cruzando a parte inferior esquerda da imagem é a rota usada para atingir o cume do Cerro Armazones.
Fonte:
http://www.eso.org/public/images/potw1205a/