O Telescópio Espacial Hubble das Agências Espaciais NASA e ESA imageou uma região do espaço onde está contido o intrigante objeto IC 2574. Bolhas rosas infladas por explosões de supernovas abundam nessa galáxia apagada. A cor dessas conchas vem do gás hidrogênio irradiado por estrelas recém nascidas. A formação dessas estrelas foi disparada pelas ondas de choque de detonações de supernovas que comprimiram o material.
A IC 2574 é normalmente conhecida como a Nebulosa de Coddington, em homenagem ao astrônomo americano Edwin Coddington, que a descobriu em 1898. Os astrônomos classificaram a IC 2574 como uma galáxia anã irregular devido ao seu tamanho relativamente pequeno e devido à falta de uma organização ou estrutura. Essas galáxias, acredita-se sejam semelhantes a algumas galáxias formadas no início da história do universo. As galáxias anãs irregulares servem como fósseis vivos para que se possa estudar a evolução de tipos de galáxias mais complexos como a nossa própria Via Láctea, com uma barra central e braços espirais. As conchas em expansão na IC 2574 são de particular interesse para os astrônomos à medida que elas revelam como as explosões de supernovas servem como ignição para a formação de estrelas ao redor.
A constelação onde está contida a IC 2574 é a Ursa Major ( O Grande Urso). A IC 2574 está localizada a aproximadamente 12 milhões de anos-luz de distância pertencendo ao grupo de galáxias Messier 81. Esse grupo recebeu esse nome devido ao fato da galáxia mais proeminente localizada no centro do grupo ser a bem a estudada galáxia espiral Messier 81.
A imagem acima foi produzida com a Advanced Camera for Surveys do Hubble e cobre um campo de visão de aproximadamente 3.3 por 3.3 arcos de minutos.
Fonte:
http://www.spacetelescope.org/images/potw1152a/