Como parte das comemorações de fim de ano, aliás um tipo de comemoração diferente, mas que para nós amantes da astronomia é uma comemoração que vale a pena, a equipe da sonda Cassini da NASA lançou um pacote novo de imagens, onde apresenta conjunção entre os satélites, trânsitos e passagens de satélites. Regularmente os cientistas da Cassini fazem esse tipo de observação com o objetivo de estudar mudanças nas órbitas das luas do planeta. Mas mesmo nessas observações de rotina o sistema Saturniano se destaca em termos de beleza. Algumas das luas sem ar e congeladas de Saturno aparecem nas imagens dançando perto da laranjada lua Titã, a única lua de todo o Sistema Solar que possui uma atmosfera substancial. A atmosfera de Titã é de grande interesse pois ela guarda similaridades com o que se acredita ter sido a atmosfera da Terra há muito tempo atrás. As imagens podem ser encontradas online aqui:: http://www.nasa.gov/cassini , http://saturn.jpl.nasa.gov ehttp://ciclops.org .
Enquanto é verão no hemisfério sul da Terra, atualmente o hemisfério norte do sistema Saturniano está na primavera, e deve permanecer nessa estação por alguns anos terrestres ainda. Os planos atuais para estender a missão da Cassini até 2017 são suportados pela ideia de acompanhar ainda por mais tempo as contribuições científicas e as imagens espetaculares que Saturno e suas luas podem proporcionar para nós, meros espectadores, além de poder acompanhar a mudança de estação da primavera para o verão que deve acontecer em maio de 2017.
“Enquanto se aproxima o fim de mais um ano na nossa jornada ao redor do Sol, todos nós da Cassini queremos desejar um feliz natal e um ótimo 2012”, disse Carolyn Porco, líder do time de imageamento da sonda Cassini no Space Science Institute em Bolder, Colo. Mais informações sobre a missão Cassini podem ser encontradas em: http://www.nasa.gov/cassini ehttp://saturn.jpl.nasa.gov.
A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo entre a NASA, a ESA e a Agência Espacial Italiana. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena gerencia a missão Cassini-Huygens para o Science Mission Direcotrate da NASA em Washington. O módulo orbital Cassini e suas duas câmeras a bordo foram desenhados, desenvolvidos e montados no JPL. A equipe de imageamento está baseada no Space Science Institute em Boulder no Colorado.
Fonte: