O asteróide próximo da Terra 2005 YU55 foi “fotografado” pelo Arecibo Radar Telescope em Porto Rico no dia 19 de Abril de 2010. Os dados coletados durante as observações em Arecibo do 2005 YU55 permitem ao Near-Earth Object Program Office do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA refinar a órbita das rochas espaciais, permitindo aos cientistas estabelecer qualquer possibilidade de um impacto na Terra nos próximos 100 anos.
A rocha espacial estava a aproximadamente 2.3 milhões de quilômetros de distância da Terra quando essa imagem de eco radar foi gerada. A imagem fantasmagórica tem uma resolução de 7.5 metros por pixel. Ela revela que o 2005 YU55 é um objeto esférico com um tamanho aproximado de 400 metros.
O radar além de fornecer detalhes sobre as dimensões do asteróide pode também indicar com exatidão a sua posição no espaço. Usando a capacidade astrométrica do radar de alta resolução de Arecibo, os cientistas podem reduzir as incertezas orbitais para o YU55 em 50%.
“Uma vez nós já classificamos o 2005 YU55 como uma ameaça”, disse Steve Chesley, um cientista do Near-Earth Object Program Office do JPL. “Antes da passagem do asteróide pelo radar do Arecibo em 19 de Abril de 2010, nós tínhamos eliminado quase todos as possibilidades de impacto com a Terra. Mas ainda existiam algumas com baixa probabilidade . Após incorporar os dados coletados no Arecibo nós somos capazes de garantir que não existirá nenhum impacto pelos próximos 100 anos”.
Com mais observações a serem realizadas nos próximos anos, os cientistas poderão ser capazes de traçar com precisão a órbita do 2005 YU55 ainda para mais longe da órbita da Terra.
Fonte:
http://www.jpl.nasa.gov/asteroidwatch/newsfeatures.cfm?release=2582