fbpx
26 de novembro de 2024

Pesquisa Descobre Reservatório de Água Milhares de Vezes Maior Que Os Oceanos da Terra Ao Redor da Estrela TW Hydrae


A estrela TW Hydrae, localizada a aproximadamente 150 anos-luz da Terra, tem somente 10 milhões de anos de vida, e está atualmente no estágio de formação de planetas. Pelo fato da TW Hydrae estar relativamente próxima e ser relativamente brilhante e pelo fato de rodar com o seu polo apontado diretamente na direção da Terra, os cientistas podem ver o disco de material da estrela quase que de frente para assim poder estudar o que está acontecendo.

Um quebra-cabeça extraordinário é como planetas rochosos como a Terra podem ter capturado água. A maior parte dos cenários propostos argumenta que a água na Terra chegou posteriormente via cometas provenientes do Sistema Solar externo. Desse modo um foco da astronomia recente é estudar a composição das partes externas do jovem disco estelar.

O astrônomo do CfA Gary Melnick um especialista em água no espaço, juntou-se a uma equipe de colegas para usar o novo Observatório Espacial Herschel para observar traços de água ao redor da TW Hydrae.

Com um artigo publicado na edição de 21 de Outubro de 2011 da revista Science, que é mostrado abaixo, a equipe relata a descoberta de evidências convincentes para que exista um reservatório de gelo no disco da estrela – com quantidades inferidas de gelo de água alguns milhares de vezes maio do que a quantidade presente nos oceanos da Terra. Além disso, eles descobriram a partir de detalhes da química do gelo que provavelmente o gelo veio de uma mistura distribuída através do sistema. Os resultados emprestam assim apoio convincente para o atual cenário sobre a origem dos oceanos da Terra.

Science 338

View more documents from Sergio Sancevero

Fonte:

http://www.dailygalaxy.com/my_weblog/2011/11/image-of-the-day-several-thousand-earth-oceans-stars-built-in-water-reservoirs-for-their-emerging-pl.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo