Os chamados redemoinhos de poeira em Marte, deixam para trás rastros que criam interessantes padrões de turbilhão visíveis aqui, com aproximadamente 0,5 km, de diâmetro e em muitas outras imagens do terreno coberto por poeira. O vácuo criado pelo ar girando num redemoinho remove uma fina camada de pó de cor clara, da superfície de Marte, deixando para trás linhas escuras no caminho de passagem do redemoinho de poeira.
Isso é o que geralmente acontece. Neste caso, porém, há uma listra pouco comum que aparece mais brilhante em uma das extremidades com cerca de 0,6 km de diâmetro. Essa listra pode ser vista na imagem abaixo onde o norte está orientado para cima.
Essa listra brilhante poderia ser um depósito de materiais de cor clara, que o redemoinho de poeira derrubou por algum motivo: talvez o redemoinho de poeira tenha morrido bem perto desse ponto. Ou poderia ser que, neste local específico, a duna subjacente é mais brilhante do que o pó em cima dela, então quando o redemoinho de poeira removeu a camada superficial, uma brilhante camada abaixo foi revelada. Ou poderia haver alguma outra explicação que ainda não foi pensada.
Numerosas listras de baixa inclinação também são visíveis nesta imagem, por exemplo, no lado esquerdo da seta da imagem acima. Acredita-se que essas listras ocorram quando uma fina camada de poeira desce como uma avalanche pela colina, revelando material mais escuro por baixo. Ao longo do tempo, essas listras, como rastros dos redemoinhos de poeira, lentamente ficarão mais claras para se ajustar com o terreno ao seu redor isso acontecerá à medida que a poeira da atmosfera de Marte se deposite ali para cobri-las.
Fonte:
http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_023327_2065