O espaço está realmente com muita atividade essa semana. Como já foi dito aqui, uma missão de um ônibus espacial, que atualmente parece uma coisa corriqueira é algo complexo, repleto de riscos e requer meses e talvez anos de treinamento em simuladores. Não só de substituição de instrumentos importantes em equipamentos sofisticados vivem os astronautas da Estação Espacial Internacional e do Ônibus Espacial Discovery.
Por exemplo, no primeiro passeio espacial da missão STS-131, que durou 6 horas e 27 minutos, os astronautas trabalharam na remoção de um tanque de amônia desde o compartimento de cargas da Discovery até a sua acoplagem com a estação espacial, além disso, eles recuperaram um experimento japonês que estava exposto ao espaço e trocaram um dos conjuntos de giroscópios.
Durante o segundo passeio espacial a rotina se manteve em atividades que pouco chamam a atenção da mídia, mas que são importantes para o funcionamento de todo o sistema em órbita. Os astronautas destravaram da estação espacial e removeram o tanque de amônia antigo e instalaram o novo tanque em seu local definitivo, os astronautas participaram também da troca de suportes da estação espacial. Para essa missão da Discovery estão previstos três passeios espaciais, sendo que o terceiro ocorre hoje (13 de Abril de 2010).