Uma atividade, até a pouco tempo desconhecida, ganha agora exposição internacional. O nome é “planking”, e consiste apenas em estar deitado, mas, em locais de difícil equilíbrio. A “habilidade” ganhou fama quando um jovem australiano de 20 anos morreu, numa tentativa de “planking” na varanda de um 7.º andar.
O nome “planking” vem de como as pessoas na atividade imitam uma placa de madeira, por estarem deitados completamente rígidos. É preferencialmente realizado num espaço público ou pouco usual, como, por exemplo, uma máquina de lavar roupa, um sinal de trânsito ou até uma grade. O objetivo é publicar uma fotografia online, com uma posição o mais excêntrica possível.
A atividade correu, no entanto, mal para Acton Beale, um australiano de 20 anos que caiu do 7.º andar quando fazia “Planking” na varanda, tendo conotado a atividade com consequências fatais. Enquanto que alguns mostraram a sua discordância com esta prática devido aos seus perigos, como a policia australiana ou até o primeiro-ministro australiano, o incidente acabou por ajudar a atividade a tornar-se um verdadeiro fenômeno da web, enchendo o Facebook e o Youtube de fotografias e vídeos.
Para não ficar fora dessa nova mania, quatro membros da missão STS-135 e da Expedição 28 da Estação Espacial Internacional gastaram seus últimos minutos juntos a bordo, durante a última missão do ônibus espacial realizando exercícios de flutuação que não podem ser feitos na Terra, devido a gravidade. Dentro do módulo Harmony Node 2, os astronautas executaram uma cena de planking que poucos poderão fazer na Terra. Esse aí é o planking espacial.
Fonte:
http://www.onorbit.com/node/3668