fbpx

É Possível Viajar Mais Rápido Que a Luz? – Episódio da Série Through the Wormholes Discute a Possibilidade

Antes do dia em 1947 quando o piloto de teste Charles E. Chuck Yeager quebrou a barreira do som pela primeira vez, as pessoas diziam que não era possível para um avião voar tão rápido. Então, nós devemos ser desencorajados pela parte da teoria especial da relatividade de Einstein que aparentemente define barras viajando a velocidades maiores que a velocidade da luz.

Isso diz, que quebrar a barreira da velocidade da luz é muito mais complicado do que viajar mais rápido que o som. A nave que Yeager usou para quebra Mach 1, por exemplo, não mudou a sua forma. Mais de acordo com Einstein um objeto que alcançasse a velocidade da luz seria convertido em energia.

Todavia, como apontam alguns físicos, existem certas nuances da física de Einstein que permiti viajar mais rápido que a velocidade da luz. Enquanto um objeto não pode exceder a velocidade da luz no espaço-tempo, o espaço-tempo, por si só pode ser distorcido e dobrado, como o lençol de uma cama.

Se uma nave pudesse aproveitar o impulso de algo realmente poderoso, como a força da matéria super densa de uma estrela de nêutrons, poderia ser possível dobrar o espaço-tempo o suficiente para brevemente colocar dois pontos juntos,        do mesmo modo que as pontas  de um lençol se juntam se você deixar cair um peso em seu meio. Essas dobras no espaço-tempo são conhecidas como buracos de minhoca, na teoria podem ocorrer naturalmente em alguns lugares e uma nave poderia ser capaz de explorar essas feições para viajar enormes distâncias com velocidade extremamente rápida. Os três vídeos acima mostram  onde o ator Morgan Freeman discute a possibilidade de se viajar mais rápido que a velocidade da luz.

Fonte:

http://topdocumentaryfilms.com/through-the-wormhole-can-we-travel-faster-than-light/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo