A NGC5189 é uma nebulosa planetária com uma tendência oriental. Similar em aparência a um dragão chinês, esses fogos de artifícios cósmicos vermelhos e verdes são os últimos suspiros de uma estrela morrendo.
No final da usa vida, uma estrela com massa menor do que oito vezes a massa do Sol irá expelir suas camadas mais externas, dando origem a uma nebulosa planetária. Algumas dessas bolas estelares são quase arredondadas, lembrando bolhas ou planetas gigantes (daí o nome), mas outras como a NGC5189 são mais intrigantes.
Em particular, essa nebulosa planetária exibe uma curiosa forma em “S” com uma barra central que é mais parecida com a projeção de um anel interno de gás descarregado pela estrela. Os detalhes do processo físico que produzem essa complexa simetria desde uma simples estrela esférica até formas mais complexas ainda é objeto de controvérsia astronômica. Uma possibilidade é que a estrela tinha uma companheira muito próxima porém invisível. Ao longo do tempo as órbitas derivaram devido ao movimento de precessão e isso poderia resultar nas complexas curvas observadas nessa imagem no lado oposto da estrela.
Essa imagem foi feita com o Telescópio de Nova Tecnologia no Observatório da ESA de La Silla no Chile usando o novo instrumento denominado EMMI. A imagem final é uma combinação de exposições feitas através de diferentes filtros de banda estreita, cada um desses filtros desenhados exclusivamente para captar somente a luz proveniente de um determinado elemento químico, nominalmente, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.
Fonte:
http://spacefellowship.com/news/art19248/picture-of-the-day-dying-star-puffs-a-cosmic-dragon.html