A câmera de ângulo restrito a bordo da sonda Cassini da NASA fez uma série de imagens de Saturno seus anéis e suas luas no dia 9 de Fevereiro de 2004, ou seja, há sete anos atrás e marcava a aproximação da Cassini ao planeta dos anéis. Nessa época a Cassini estava a 69.4 milhões de quilômetros de Saturno, menos da metade da distância da Terra ao Sol. O contraste e as cores da imagem foram realçadas para melhorar a visibilidade. As menores feições visíveis nessa imagem são de aproximadamente 540 quilômetros de diâmetro.
Finos detalhes nos anéis e na atmosfera começam a emergir e com o passar dos meses e dos anos esses detalhes se tornaram cada vez mais claros. A espessura óptica do anel B de Saturno 9no meio) e a aparência translucida do Anel A (externo) quando vistos contra o planeta são agora aparentes. Diferenças sutis das cores na atmosfera listrada saturniana, bem como a estrutura dentro do Anel C interno pode ser vista facilmente. Notavelmente é a ausência das marcas escuras semelhantes a fumaças no anel B de Saturno, que foi observado pela primeira vez pela sonda Voyager da NASA ao se aproximar do planeta 30 anos atrás.
A lua congelada Encélado com 520 quilômetros de diâmetro é visível de forma apagada à esquerda da imagem. Seu brilho foi aumentado sete vezes com relação ao planeta. A Cassini como sabemos sobrevoou depois disso muitas vezes o satélite Encélado registrando feições interessantes como os jatos de vapor d’água e as listras de tigres.
Essa imagem da Cassini marcou o início de sua aproximação final ao planeta dos anéis onde ela começou a monitorar e coletar dados de Saturno e de seu sistema de satélites. Essa fase da missão continuou até a Cassini entrar em órbita de Saturno no dia 1 de Julho de 2004.
Fonte: