Foi somente um pouco mais de um ano depois da descoberta do planeta extrasolar de número 400 ser confirmada, mas nesse caso o tempo voa principalmente quando se fala na descoberta de novos exoplanetas. O dia 19 de Novembro de 2010 marcou a data da descoberta do exoplaneta de número 500 catalogado na Enciclopédia de Planetas Extrasolares.
Pensado como sendo apenas um número para celebrar, o fato é que já foram confirmadas a existência de mais de 500 exoplanetas desde a descoberta inicial ocorrida há 20 anos atrás e isso sim merece uma celebração. A descoberta dos exoplanetas se desenvolveu de forma espetacular nos últimos anos graças em parte ao satélite COROT da ESA, aos telescópios espaciais Hubble e Spitzer, ao interferômetro do Observatório Keck e a melhoria nas técnicas de observação utilizadas para descobrir e confirmar exoplanetas. A sonda Kepler da NASA tem mais de 700 candidatos para exoplanetas. Porém somente 7 planetas foram confirmados após terem sido descobertos pela sonda Kepler.
Jean Schneider, um astrobiologista no Paris-Meudon Observatory, mantém a base de dados das descobertas de exoplanetas descobertos atualizada na The Extrasolar Planets Encyclopedia. Ele postou um aviso de atenção do que poderia ser a descoberta do exoplaneta de número 500. Ele escreveu o seguinte:
Na essência dizer que o exoplaneta de número 500 foi descoberto não é realmente possível, devido ao fato que para isso ser anunciado é necessário confirmar a presença do planeta. Mesmo depois da confirmação, ainda existe a possível retratação se o objeto é ou não um planeta. No dia 19 de Novembro 5 confirmações foram postadas na base de dados, todas elas publicadas em artigos de referencia e descobertas em 2010. Com isso a barreira de número 500 estava prestes a ser rompida. Mas então um anúncio no dia seguinte, mostrou a descoberta de um planeta em 2007 que só agora foi confirmado. Isso então colocou o número de exoplanetas no patamar de 500, mesmo com a dificuldade de se estabelecer claramente esse número.
Para complicar ainda mais a definição do número exato de exoplanetas, o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA mantém também um catálogo que estava em 22 de Novembro no número de 497 e hoje deve ter rompido o número de 500. No dia 2 de Dezembro de 2010, a NASA está anunciando uma entrevista coletiva onde deve confirmar a existência do exoplaneta de número 500, além de relatar pesquisas relacionadas com a astrobiologia. O catálogo de Schneider está atualmente no número de 504 exoplanetas descobertos e confirmados.
O número exato na realidade não importa muito, um a mais ou um a menos, não vai fazer a diferença. O que realmente vale ressaltar é que a descoberta de exoplanetas está rompendo uma fronteira tecnológica e científica nos últimos anos. O vídeo abaixo mostra a história de descoberta de exoplanetas.
Fonte:
http://www.universetoday.com/80671/exoplanet-discovery-lists-top-500/