Nos primeiros dias da exploração lunar, ninguém sabia como a superfície realmente era. No dia 31 de Julho de 1964, a NASA obteve as primeiras imagens detalhadas da Lua a partir da sonda Ranger 7, uma sonda que fez um histórico impacto naquele dia.
O documentário de 1964, Lunar Bridgehead, produzido pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em Pasadena, na Califórnia, mostra os momentos que antecederam e o que aconteceu durante a missão lunar da Ranger 7, a 50 anos atrás. A missão tinha o objetivo de mandar para a Terra fotos da topografia de pequena escala em partes da superfície da Lua, para beneficiar a ciência e as futuras viagens do homem para a Lua. O vídeo você pode assistir no final desse post.
A Ranger 7 marcou a primeira missão de sucesso dos EUA no seu intuito de explorar a Lua.
“It looks as though this particular shot has been indeed a textbook operation”, disse William H. Pickering, o diretor do JPL durante a missão.
A Ranger 7 que incluía em seus equipamentos dois painéis solares em forma de asa e seis câmeras de TV, foi construída pelo JPL e lançada em 28 de Julho de 1964.
A sonda enviou para a Terra mais de 4300 fotos. Os engenheiros que trabalhavam na antena da estação de rastreamento de Goldstone no Deserto do Mojave foram os primeiros a espiarem essas fotos da superfície lunar.
O filme em preto e branco do JPL mostra a expectativa e a animação das pessoas envolvidas na missão. À medida que a sonda de 3.6 metros se aproxima da Lua – “Pronto para o impacto”, a voz de Goldstone anuncia – a contagem regressiva começa, terminando com aplausos e saudações.
Para mais informações sobre a Ranger 7, visitem:
http://nssdc.gsfc.nasa.gov/nmc/spacecraftDisplay.do?id=1964-041A
Fonte:
http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?release=2014-250