O primeiro telescópio espacial do mundo está celebrando um quarto de século de vida nessa semana, mais precisamente o aniversário foi no dia 24 de Abril de 2015. O Telescópio Espacial Hubble da NASA foi colocado em órbita pelo Ônibus Espacial Discovery 25 anos atrás.
As contribuições do Hubble para a exploração espacial são incontáveis. As imagens do Hubble têm mostrado a primeira detecção definitiva de buracos negros supermassivos nos centros das galáxias, fornecido medidas da taxa de expansão do universo, a detecção (junto com telescópios na Terra) da aceleração dessa expansão, causada pela misteriosa energia escura que aparentemente está empurrando todo o universo, além de outras milhares de descobertas espetaculares.
“O Hubble já entrou para a história como tendo mudado os livros de ciência, e principalmente de astronomia, revolucionando de forma completa a visão que a humanidade tem do universo, e do nosso lugar nele”, disse Jennifer Wiseman, cientista sênior do Hubble. “Ele também nos mostrou como o universo em que vivemos é belo, além de nos ter revelado de uma maneira inteiramente nova o brilho nebulosas, galáxias e das atmosferas planetárias do nosso Sistema Solar”.
Pesando 27000 libras (quase o dobro de um elefante africano), e com 13.3 metros de comprimento (o mesmo tamanho de um ônibus), o Hubble capturou mais de 1.2 milhões de imagens. O telescópio de baixa órbita fez isso com dois espelhos. Usando energia do Sol, ele completa uma órbita ao redor da Terra a cada 95 minutos, viajando a cerca de 17000 milhas por hora, a uma altura de 340 milhas da superfície terrestre.
Durante toda a semana a NASA realizou eventos com o intuito de mostrar as grandes realizações feitas pelo telescópio. As imagens obtidas nos últimos 25 anos foram transmitidas nos telões da Time Square em Nova York. Os museus também estão realizando eventos especiais, e o filme IMAX, intitulado Hubble 3D está sendo exibindo em alguns cinemas pelos EUA.
Nesse post reunimos algumas das mais fascinantes imagens feitas pelo Hubble, aprecie a vontade!!!
Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.