Uma Das Últimas Imagens de Corpo Inteiro de Saturno Feita Pela Cassini

Space Today
12 set 2017

Users who have LIKED this post:

  • avatar

Com essa imagem, a Cassini registrou uma das últimas visões de Saturno e de seu anéis à distância. O sistema de Saturno tem sido o lar da Cassini pelos último 13 anos, mas a jornada está bem perto do fim.

A Cassini tem orbitado Saturno, por aproximadamente metade do ano do planeta. Essa permanência estendida tem permitido observações das variabilidades de longo prazo do planeta, de seus satélites, dos anéis, da sua magnetosfera, observações essas que não eram possíveis usando simplesmente o sobrevoo de outras sondas.

Quando a sonda chegou em Saturno em 2004, o hemisfério norte do planeta, visto aqui no topo, estava na escuridão, e começou agora a emergir do seu inverno. Agora, com a jornada quase no fim, todo o polo norte de Saturno está sendo banhado continuamente pela luz do Sol, no verão.

Imagens feitas no dia 28 de Outubro de 2016, com a câmera de grande angular da Cassini, usando os filtros espectrais, vermelho, verde e azul, foram combinadas para criar essa visão colorida. Essa imagem foi feita com a sonda olhando para o lado iluminado pelo Sol dos anéis, a cerca de 25 graus acima do plano dos anéis.

A imagem foi adquirida a uma distância de aproximadamente 1.4 milhão de quilômetros de Saturno e a escala da imagem é de 80 km por pixel.

A missão Cassini é um projeto cooperativo da ESA, NASA  e ISA. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital Cassini e suas duas câmeras de bordo foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imagens da Cassini fica baseado no Space Science Institute, em Boulder, no Colorado.

Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens, visite:

https://saturn.jpl.nasa.gov e https://www.nasa.gov/cassini

O site da equipe de imageamento da Cassini é o:

http://ciclops.org

Crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia21345/so-far-from-home

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.