Imagens espetaculares como essa do lado noturno de Saturno só são possíveis graças a sondas espaciais como a Cassini. Até que futuras missões sejam enviadas para Saturno, essa imagem da Cassini será um legado maravilhoso.
Pelo fato da Terra estar mais perto do Sol que Saturno, os observadores na Terra só podem ver o lado diurno de Saturno. Com uma sonda, nós podemos capturar imagens e dados que simplesmente são impossíveis de serem registrados da Terra, até mesmo com os maiores telescópios.
A imagem acima foi feita com a sonda Cassini apontada para o lado iluminado pelo Sol dos anéis, com a sonda a cerca de 7 graus acima do plano dos anéis. A imagem foi feita na luz visível usando a câmera de grande angular da Cassini em 7 de Junho de 2017.
A imagem foi obtida a uma distância aproximada de 1.21 milhão de quilômetros de Saturno, sendo a escala da imagem de 72 km/pixel.
A sonda Cassini terminou sua missão no dia 15 de Setembro de 2017.
A missão Cassini foi um projeto cooperativo da NASA, da ESA e da ISA. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, gerenciou a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital Cassini e suas duas câmeras de bordo foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imagens fica baseado no Space Science Institute em Boulder, no Colorado.
Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens, visite: https://saturn.jpl.nasa.gov e https://www.nasa.gov/cassini. O site da equipe de imagens da Cassini é o: http://ciclops.org.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute
Fonte:
https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia21350/goodbye-to-the-dark-side