Terremoto do Chile Pode Ter Encurtado os Dias na Terra

Space Today
2 mar 2010

Quão grande foi o terremoto de magnitude 8.8 no Chile? Um cientista disse que esse tremor pode afetar de forma global o planeta desviando o eixo de rotação da Terra. E com isso pode ter encurtado o dia na Terra em 1.26 microssegundos. Usando um complexo modelo matemático o pesquisador do JPL Richard Gross calculou como a rotação da Terra deveria ter se alterado como resultado do terremoto de 27 de Fevereiro de 2010. Se isso está correto, o terremoto deve ter movido o eixo da Terra em 2.7 mili-arcos de segundos, em torno de 8 cm.

O eixo de rotação da Terra não coincide com o eixo norte-sul, eles possuem um afastamento de aproximadamente 10 metros. A título de comparação Gross disse que o mesmo modelo foi aplicado para estimar as conseqüências do terremoto de 9.1 de 2004 ocorrido em Sumatra, chegando a um resultado de desvio do eixo de 2.32 mili-arcos de segundos, ou 7 cm e um encurtamento no dia em 6.8 microssegundos.

Gross disse que mesmo sendo o terremoto chileno muito menor que o da Sumatra de 2004, é previsto que ele tenha alterado um pouco mais o eixo da Terra por dois motivos. Primeiro diferente do terremoto de 2004 que se localizou próximo ao equador, o terremoto de 2010 no Chile se localizou nas latitudes intermediárias da Terra, o que faz com que ele seja mais efetivo em alterar o eixo da Terra.

Segundo, a falha responsável pelo terremoto do Chile, mergulha no interior da Terra com um ângulo ligeiramente mais inclinado do que a da falha da Sumatra. Isso faz com que a falha do Chile seja mais eficiente em movimentar a massa da Terra verticalmente e então mais efetiva na alteração do eixo da Terra.

Gross ainda disse que as previsões podem mudar a medida que os dados sobre o terremoto fiquem mais refinados.

Fontes:

http://www.universetoday.com/2010/03/01/chilean-earthquake-may-have-shortened-the-length-of-a-day-on-earth/

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.cfm?release=2010-071&rn=news.xml&rst=2504

http://www.nasa.gov/topics/earth/features/earth-20100301.html

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.