Telescópios Registram A Colisão de Aglomerados De Galáxias em Abell 2744

Space Today
10 nov 2017

Uma gigantesca colisão de alguns aglomerados de galáxias, cada um contendo centenas de galáxias, produziu esse espetacular panorama de ondas de choque e de energia. As colisões geraram ondas de choque que produziram fogos de artifício celestes no comprimento de ondas de rádio, vistos na imagem acima, nas cores vermelho e laranja. No centro da imagem, a cor roxa indica os raios-X produzidos pelo extremo calor da região.

A região é conhecida de forma coletiva como Abell 2744, e está localizada a cerca de 4 bilhões de anos-luz de distância da Terra. Os dados de onda de rádio mostrados na imagem são provenientes do Karl G. Jansky Very Large Array, ou VLA da National Science Foundation, e esses dados foram combinados com os dados obtidos anteriormente pelo Observatório de Raios-X Chandra da NASA. Ambos os dados foram sobrepostos a uma imagem feita nos comprimentos de onda da luz visível com dados obtidos pelo Telescópio Subaru e pelo Very Large Telescope, o VLT. As novas observações feitas com o VLA revelam regiões anteriormente não detectadas onde ondas de choque aceleram partículas subatômicas causando a emissão nas ondas de rádio.

Os astrônomos estão estudando a imagem combinada na tentativa de decifrar a sequência de colisões de aglomerados de galáxias. Atualmente, as evidências indicam uma colisão no sentido norte-sul e colisões de subaglomerados no sentido leste-oeste. Existe uma possível terceira colisão, e os astrônomos continuam a analisar os dados para tentar recuperar mais detalhes sobre a complexa das colisões e suas consequências dessa região.

Os cientistas relataram suas descobertas em um artigo publicado no Astrophysical Journal, por Connor Pearce, do Harvard—mithsonian Center for Astrophysics e da Universidade de Southampton no Reino Unido e por uma equipe internacional de colaboradores.

O National Radio Astronomy Observatory é uma instalação do National Science Foundation, operado sob um contrato de cooperação pelas Associated Universities Inc.

Crédito:Pearce et al.; Bill Saxton, NRAO/AUI/NSF; Chandra; Subaru; ESO.