Telescópio Espacial James Webb Se Prepara Para Descansar no Maior Ar Condicionado Do Mundo

Space Today
11 jul 2017

Users who have LIKED this post:

  • avatar

É verão em Houston, e facilmente as temperaturas passam dos 40 graus, mas o Telescópio Espacial James Webb não vai sofrer com isso, em breve estará dentro de uma sala completamente isolada e desfrutando do melhor ar condicionado disponível na cidade, uma cortesia do Johnson Space Center da NASA.

Em preparação para os testes criogênicos que estão por vir, os engenheiros no Johnson suspenderam o telescópio  no centro da histórica câmara A. Esse mecanismo, que consiste de seis cabos de suporte presos à plataforma onde se encontra o telescópio, não é para relaxar, esse sistema existe para isolar o telescópio de vibrações que poderiam ser produzidas na câmara A, quando por exemplo, as portas forem fechadas para o início dos testes, bem como pelas perturbações que podem ocorrer dentro da câmara.

Lembre-se sempre que o telescópio é feito para trabalhar no espaço, onde qualquer perturbação ao sistema é altamente controlada e vem somente da nave. Na Terra, é preciso lidar com toda e qualquer perturbação do solo, até mesmo o trânsito do lado de fora prejudica os testes e por isso o telescópio tem que ficar totalmente isolado.

Talvez você nem veja que o telescópio está flutuando nessa imagem, pois ele está suspenso somente alguns centímetros dos trilhos no assoalho da câmara, que foram usados para levar o telescópio até lá dentro.

A estrutura que segura o telescópio se assemelha muito a uma rede de descanso, e o mais gosto numa rede é o balanço, concorda? Então, com o telescópio suspenso, os engenheiros fazem o chamado teste do empurrão, onde eles dão um pequeno empurrão no telescópio e observam como ele reage garantindo assim que o sistema de suspensão está funcionando da melhor forma possível. Não se preocupe, o telescópio que pesa seus 6350 kg não é empurrado de um lado para o outro da câmara, esse empurrão faz com que ele mova-se somente alguns milímetros.

September 14, 2011

O James Webb permanecerá suspenso na câmara durante todo o teste criogênico que deve durar cerca de 3 meses. No espaço, o telescópio precisa se manter extremamente frio, para poder detectar com sucesso a radiação infravermelha proveniente dos objetos mais distantes e apagados do universo. Para proteger o telescópio de fontes externas de calor, como o Sol, a Terra e a Lua, e do próprio calor emitido pelos equipamentos do telescópio, um escudo de calor feito de cinco camadas e do tamanho de uma quadra de tênis irá agir como um para Sol, protegendo o telescópio. O escudo de calor irá separar o telescópio no seu lado quente, que ficará voltado para o Sol, e que irá atingir temperaturas de até 85 graus Celsius, do seu lado frio, que atingirá temperaturas de até – 204 graus Celsius. O escudo de calor bloqueia a luz do Sol, impedindo que ela interfira nos instrumentos sensíveis do telescópio.

O Telescópio Espacial James Webb é considerado por muitos como sendo o sucessor científico do Telescópio Espacial Hubble. Ele será o telescópio espacial mais poderoso já construído. O Webb é um projeto internacional liderado pela NASA e conta com as parcerias da ESA e da CSA.

Para mais informações sobre a Câmara A, visite:

https://www.nasa.gov/feature/goddard/2017/nasas-apollo-era-test-chamber-now-james-webb-space-telescope-ready

Para mais informações sobre o James Webb, visite:

www.jwst.nasa.gov ou www.nasa.gov/webb

Fonte:

https://www.nasa.gov/feature/goddard/2017/nasa-s-webb-telescope-hangs-out-in-houston

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.