thumbnail_ep_23

Space Today TV Ep.23 – Os 3 Anos do Curiosity em Marte

Space Today
7 ago 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

No aniversário de 3 anos do pouso do rover Curiosity em Marte, a NASA está lançando duas novas ferramentas on-line que abre o misterioso terreno do Planeta Veremelho para uma nova geração de exploradores, convidando o público para ajudar com asua Journey to Mars (https://www.nasa.gov/topics/journeytomars/index.html).

O Mars Trek (http://marstrek.jpl.nasa.gov/), é um aplicativo livre baseado na web que fornece visualizações 3D detalhadas do planeta usando dados reais dos 50 anos de exploração da NASA e permitindo que os astrônomos, os cientistas cidadãos e os estudantes estudem e desfrutem das feições presentes no Planeta Vermelho.

O Experience Curiosity (http://eyes.nasa.gov/curiosity/), permite aos visualizadores desfrutarem de uma jornada juntamente com o rover Curiosity nas suas expedições marcianas. O programa simula Marte em 3D com base nos dados atuais do Curiosity e da sonda da NASA, a Mars Reconnaissance Orbiter, a MRO, dando aos usuários uma experiência interessante de viver junto com o rover.

Curiosity-Sol-1060_3a_Ken-Kremer-

A equipe da NASA já está usando o Mars Trek para ajudar na seleção de possíveis locais de pouso para a futura missão da agência, o rover Mars 2020, e a aplicação será usada como parte do processo recém-anunciado da NASA para examinar e selecionar locais candidatos para a primeira exploração humana a Marte nos anos de 2030.

“Essa ferramenta tem aberto meus olhos sobre como nós devemos fazer a primeira abordagem a outro mundo, e agora o público pode ser juntar a essa diversão”, disse Jim Green, diretor da Planetary Science Division da NASA em Washington. “Nossos robôs exploradores estão pavimentando o caminho, fazendo grande progresso na jornada para Marte. Juntos, humanos e robôs serão pioneiros em Marte e no Sistema Solar”.

Curiosity-Sol-1059_9a_Ken-Kremer-

O Mars Trek possui mapas interativos, que incluem as habilidades de se poder fazer overlay de uma grande quantidade de dados gerados pelos instrumentos científicos a bordo da sonda orbitando Marte, e ferramentas de análises, para, por exemplo, se poder medir as feições na superfície. Teclas iguais as usadas em jogos são utilizadas para manobrar os usuários através da superfície marciana, e arquivos exportáveis para impressoras 3D da topografia da região, permitem que os usuários imprimam modelos das feições da superfície.

O Mars Trek foi desenvolvido pelo Lunar Mapping and Modelling Project da NASA, que fornece aos planejadores de missão, aos cientistas lunares e ao público em geral, ferramentas de análise de dados e de visualização para a nossa Lua. O LMMP é gerenciado pelo Solar System Exploration Research Virtual Institute da NASA, no Ames Research Center da agência, em Moffett Filed, na Califórnia.

O Experience Cuuriosity também usa dados científicos reais para criar um modelo realista do rover com base em todos os mecanismos reais. Os usuários podem manipular as ferramentas do rover e ver Marte através de cada uma das câmeras.

Curiosity-Sol-997_2a_Ken-Kremer-

“Nós fizemos muito processamento 3D pesado para fazer com que o Experience Curiosity funcionasse bem num browser. Qualquer um com acesso a internet pode fazer essa jornada para Marte”, disse Kevin Hussey, gerente do Visualization Applications and Development Group no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, na Califórnia, que gerencia e opera o rover Curiosity.

A aventura do rover Curiosity no Planeta Vermelho começou nas primeiras horas do dia 6 de Agosto de 2012, quando uma nova técnica de pouso chamada de sky-crane, manobrou e colocou o rover são e salvo no interior da Cratera Gale. Desde então, o rover começou a investigar seu novo lar, descobrindo perto de onde ele pousou um antigo leito de lago com muito material orgânico. Bilhões de anos atrás, água fresca (nem muito ácida e nem muito básica) fluía nesse lago, oferecendo assim condições favoráveis para o desenvolvimento da vida microbiana.

“Com 3 anos de vida, o Curiosity já tem uma experiência rica e fascinante. Esses novos programas e aplicativos levam o público para experimentar algumas das aventuras do rover em primeira mão”, disse Jim Erikson, gerente do projeto para a missão no JPL.

A NASA tem estado em Marte por cinco décadas com exploradores robôs, e Agosto tem sido um mês tradicionalmente cheio para a exploração do planeta. A Viking 2 pousou em Marte, 39 anos atrás em 7 de Agosto de 1976, fazendo o segundo pouco com sucesso na superfície marciana semanas depois. A MRO foi lançada em 12 de Agosto de 2005, e ainda está em operação na órbita de Marte. E, o dia 4 de Agosto marcou o aniversário de 8 anos de lançamento da missão Phoenix para a região polar norte de Marte.

app_nasa

As sondas e os rovers da NASA têm mudado a maneira como olhamos Marte e permite que as descobertas científicas continuem para que um dia os astronautas possam pousar com segurança no Planeta Vermelho.

Mais informações sobre a jornada da NASA a Marte, visite:

https://www.nasa.gov/topics/journeytomars

Para mais informações sobre a missão do Curiosity, visite:

http://www.nasa.gov/msl

Você pode baixar o arquivo para imprimir 3D um modelo do Curiosity, acesse o arquivo em:

http://nasa3d.arc.nasa.gov/detail/mars-rover-curiosity

Fonte:

https://www.nasa.gov/press-release/new-online-exploring-tools-bring-nasas-journey-to-mars-to-new-generation

thumbnail_ep_23

Meus contatos:

BLOG: http://www.spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday1

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários