Sonda New Horizons Envia Para a Terra O Primeiro Conjunto das Melhores Imagens Que Fez de Plutão

Space Today
4 dez 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

nh-mountainousshorline_0

A sonda New Horizons da NASA tem enviado de volta para a Terra a primeira de uma série de imagens super nítidas de Plutão, obtidas durante o seu sobrevoo de Julho de 2015 – e as melhores imagens detalhadas de Plutão que o ser humano provavelmente irá ver por décadas.

A cada semana, a sonda New Horizons transmite dados guardados em seus discos, sobre o sobrevoo que ela fez por Plutão no dia 14 de Julho de 2015. Essas últimas imagens fazem parte de uma sequência feita próxima da maior aproximação da sonda de Plutão, com resoluções de cerca de 77 a 85 metros por pixel, revelando feições com um tamanho equivalente a menos da metade do tamanho de um quarteirão numa cidade, na superfície diversa de Plutão. Nessas novas imagens, a New Horizons capturou uma grande variedade de terrenos, montanhosos, repletos de crateras e glaciais.

“Essas imagens detalhadas, mostram a diversidade de terreno em Plutão, demonstrando o poder dos nossos exploradores robóticos em retornar dados intrigantes para os cientistas na Terra”, disse John Grunsfeld, ex-astronauta da NASA e administrador associado para o Science Mission Directorate da NASA. “A sonda New Horizons nos maravilhou durante o mês de Julho de 2015 sobrevoando e fazendo as primeiras imagens detalhadas de Plutão, e à medida que a sonda transmite as imagens guardadas na sua memória, ela continua a nos maravilhar”.

nh-plutosbadlands_0

Essas últimas imagens formam uma faixa de 80 quilômetros de largura num mundo a 5 bilhões de quilômetros da Terra. As imagens varrem uma região desde o horizonte de Plutão a noroeste da região informalmente conhecida como Sputnik Planum, passando pelas montanhas al-Idrisi, sobre a linha de costa da Sputnik e através das planícies geladas.

nh-cratersandplains_0

“Essas novas imagens, nos dão uma janela de alta resolução de tirar o fôlego sobre a geologia de Plutão”, disse Alan Stern, principal pesquisador da New Horizons do Southwest Research Institute (SwRI), em Boulder, no Colorado. “Nada dessa qualidade esteve disponível para Vênus ou Marte até décadas depois de seus primeiros sobrevoos, em Plutão, nós já temos isso, estamos voando sobre crateras, montanhas e campos de gelo, menos de cinco meses depois do sobrevoo. A ciência que nós podemos fazer com essas imagens é simplesmente inacreditável”.

As imagens foram capturadas com o instrumento telescópico, Long Range Reconnaissance Imager (LORRI), a bordo da New Horizons, cerca de 15 minutos antes da maior aproximação da sonda com Plutão, a cerca de somente 17000 quilômetros de sua superfície. Elas foram obtidas com um modo de observação incomum, ao invés de se trabalhar com o tradicional método de apontar a câmera e fazer a imagem, o LORRI registrou imagens a cada 3 segundos enquanto que o outros instrumento da sonda, o Ralph/Multispectral Visual Imaging Camera (MVIC), a bordo da New Horizons escaneava a superfície. Esse modo, necessita de exposições curtas para evitar borrões nas imagens.

nh-craters-mountains-glaciers

Essas novas imagens, são seis vezes melhores do que a resolução do mapa global de Plutão obtido pela New Horizons, e cinco vezes melhor do que as melhores imagens já conseguidas de Tritão, a maior lua de Netuno, fotografada pela sonda Voyager 2 em 1989.

Os cientistas da missão esperam mais imagens desse conjunto no decorrer dos próximos dias, mostrando mais terrenos com essa alta resolução.

Fonte:

http://www.nasa.gov/feature/new-horizons-returns-first-best-images-of-pluto

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

  • Rafael Colucci

    Incrível! como nossa tecnologia está evoluindo de uma forma extremamente rápida.. Prevejo descobertas que mudarão a humanidade talvez em uma, quem sabe duas décadas se continuarmos nesse ritmo. QUE VENHA JAMES WEBB!