052715

Sonda New Horizons da NASA Observa Mais Detalhes de Plutão À Medida Que se Aproxima de Seu Destino

Space Today
29 maio 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

052715

Que diferença faz você estar 20 milhões de milhas mais próximo de Plutão!!! Imagens de Plutão, feitas pela sonda New Horizons da NASA estão crescendo em escala à medida que a sonda se aproxima de seu misterioso alvo. As novas imagens feitas entre os dias 8 e 12 de Maio de 2015, usando a poderosa câmera telescópica da sonda, e recebidas na Terra, na última semana, revelam ainda mais detalhes sobre a complexa e altamente contrastante superfície de Plutão.

As imagens foram feitas a cerca de 77 milhões de quilômetros de Plutão, usando a câmera conhecida como Long-Range Reconnaissance Imager (LORRI) na New Horizons. Pelo fato da New Horizons estar 20 milhões de milhas mais próxima de Plutão do que estava em meados de Abril, as novas imagens contêm cerca de duas vezes mais pixels no objeto do que as imagens feitas em meados de Abril.

NH_COMP_V4_sets.001

Uma técnica chamada de deconvolução de imagem foi usada para realçar as imagens brutas não processadas que foram enviadas para a Terra. Nas imagens de Abril de 2015, os cientistas da New Horizons determinaram que Plutão possuía grande marcas em sua superfície – algumas brilhantes e outras escuras – incluindo uma brilhante área em um dos polos, algo que poderia lembrar uma calota polar. As imagens recém lançadas mostram detalhes ainda mais finos. A deconvolução pode ocasionalmente produzir detalhes espúrios, assim os detalhes mais finos nessas imagens precisam ser confirmados por imagens mais próximas que devem chegar nas próximas semanas.

“Essas novas imagens nos mostram que as diferentes faces de Plutão são bem distintas, provavelmente nos dando pistas do que pode ser uma complexa geologia superficial, ou variações na composição da superfície do planeta anão”, disse o Principal Cientista da New Horizons, Alan Stern, do Southwest Research Institute em Boulder, no Colorado. “Essas imagens também continuam a suportar a ideia de que Plutão tenha uma calota polar que se estende de forma variada. Nós seremos capaz de fazer uma determinação definitiva sobre essa calota polar de Plutão quando pudermos fazer uma espectroscopia composicional da região, em Julho de 2015”.

NH_COMP_V4_sets.002

As imagens enviadas pela New Horizons irão melhorar dramaticamente nas semanas seguintes, à medida que a sonda se aproxima rapidamente do seu alvo para no dia 14 de Julho de 2015 realizar seu sobrevoo por Plutão. Atualmente a sonda cobre uma distância de 750000 milhas por dia.

“No final de Junho de 2015, a resolução das imagens serão quatro vezes melhores do que as imagens feitas entre 8 e 12 de Maio de 2015, e no momento da maior aproximação, nós esperamos obter imagens com uma resolução 5000 vezes maior que a atual”, disse Hal Weaver, o cientista de projeto da missão no Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory (APL) em Laurel, Maryland.

Depois de seu lançamento em 2006, a New Horizons se encontra atualmente a cerca de 2.95 bilhões de milhas de distância da Terra, a sonda continua saudável e com todos os sistemas operando normalmente.

O APL desenhou, construiu e opera a sonda New Horizons, e gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA. O SwRI lidera a equipe científica, as operações de carga, o planejamento científico para o encontro com Plutão. A sonda New Horizons faz parte do New Frontiers Program do Directorate, gerenciado pelo Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, no Alabama.

NH_COMP_V4_sets.003

Fonte:

http://pluto.jhuapl.edu/News-Center/News-Article.php?page=20150527

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

  • Joel Jonata Ribeiro

    Estou louco para ver a superfície desse planeta.Parece ser tão complexa e vale lembrar que só se trata de um
    planeta anão.O pequeno em tamanho e grande em mistério,Plutão.