pia19631 (1)

Sonda Dawn da NASA Faz Imagens Espetaculares do Planeta Anão Ceres

Space Today
26 ago 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

pia19631 (1)

As imagens mais nítidas de Ceres até o momento, foram entregues pela sonda Dawn da NASA e mostram as características do pequeno mundo com detalhes nunca antes vistos, incluindo a alta e cônica montanha de Ceres, feições de formação de crateras e fraturas entrelaçadas e estreitas.

“A sonda Dawn está realizando uma performance espetacular nessa nova órbita enquanto conduz sua ambiciosa exploração. A visão da sonda é agora três vezes mais nítida do que a que ela possuía na órbita anterior, revelando novos detalhes surpreendentes desse intrigante planeta anão”, disse Marc Rayman, engenheiro chefe da sonda Dawn e diretor da missão, baseado no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em Pasadena, na Califórnia.

Na sua altura orbital atual de 1470 km, a sonda Dawn, leva 11 dias para registrar e retornar imagens de toda a superfície de Ceres. Cada ciclo de 11 dias consiste de 14 órbitas. Nos próximos 2 meses, a sonda irá mapear inteiramente, a superfície de Ceres, seis vezes.

pia19632

A sonda está usando a sua Framing Camera para mapear de forma extensiva a superfície, permitindo até mesmo uma modelagem 3D. Cada imagem dessa órbita, tem uma resolução de 140 metros por pixel, e cobre menos de 1% da superfície de Ceres.

Ao mesmo tempo, o espectrômetro de mapeamento visível e infravermelho da Dawn, está coletando dados que darão aos cientistas um melhor entendimento dos minerais encontrados na superfície de Ceres.

pia19633-1041

Os engenheiros e os cientistas também refinarão suas medidas do campo de gravidade de Ceres, que ajudará os planejadores da missão no traçamento da próxima órbita da Dawn, a mais baixa. No final do mês de Outubro de 2015, a sonda Dawn, começará a fazer seu movimento em espiral em direção a sua órbita final, que será a uma altitude de 375 quilômetros.

A sonda Dawn, é a primeira a visitar um planeta anão, e a primeira a orbitar dois alvos distintos do Sistema Solar. Ela orbitou o protoplaneta Vesta por 14 meses entre os anos de 2011 e 2012, e chegou em Ceres no dia 6 de Março de 2015.

PIA19630_hires

A missão da sonda Dawn, é gerenciada pelo JPL para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. A Dawn, é um projeto do Discovery Program gerenciado pelo Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville no Alabama. A UCLA é responsável pela missão científica geral da Dawn. A empresa Orbital ATK Inc., em Dulles, Virginia, desenhou e construiu a sonda. O German Aerospace Center, o Max Planck Institute for Solar System Research, a Italian Space Station e o Italian National Astrophysical Institute são os parceiros internacionais na equipe da missão. Para uma lista completa dos participantes da missão, visite:

http://dawn.jpl.nasa.gov/mission

Mais informações sobre a Dawn, estão disponíveis nos seguintes sites:

http://dawn.jpl.nasa.gov

http://www.nasa.gov/dawn

world_ceres_ad (1)

Fonte:

https://www.nasa.gov/jpl/dawn-sends-sharper-scenes-from-ceres

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários