nh-stereo

Plutão em 3D

Space Today
23 out 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

nh-stereo

O mapeamento global estereográfico da superfície de Plutão é agora possível, já que imagens feitas de múltiplas direções estão sendo baixadas da sonda New Horizons da NASA. As imagens estereográficas eventualmente fornecerão um mapa topográfico preciso da maior parte do hemisfério de Plutão que foi observado pela New Horizons, durante o sobrevoo do dia 14 de Julho de 2015, e que serão de fundamental importância para o entendimento da história geológica de Plutão.

Esse exemplo, que precisa dos óculos vermelho e azul para ser visto, mostra uma região de 300 quilômetros de diâmetro, centrada perto da longitude 130 E e latitude 20 N (o quadrado vermelho na imagem de contexto global). O norte está no canto superior esquerdo. A imagem mostra, uma região antiga da superfície de Plutão, repleta de crateras, com colinas baixas e fraturas profundas indicando a extensão da crosta de Plutão.

As análises dessas imagens estereográficas mostram que a fratura íngreme no canto superior esquerdo da imagem tem cerca de 1.6 quilômetros de profundidade e as crateras no canto inferior direito da imagem têm cerca de 2.1 quilômetros de profundidade. Os detalhes menores visíveis na imagem têm cerca de 0.6 quilômetros de diâmetro.

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/pluto-in-3-d

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários