plutao_alta_reolucao_01

Planície Sputnik em Plutão Revela Características Surpreendentes em Imagem de Alta Resolução da New Horizons

Space Today
14 jan 2016

Users who have LIKED this post:

  • avatar

plutao_alta_reolucao_01

Como já mostramos aqui no blog, a sonda New Horizons, enviou nas vésperas do natal de 2015, as imagens de mais alta resolução até o momento feitas de Plutão, durante a sua passagem no dia 14 de Julho de 2015.

Essa imagem, mostrada nesse post, é a imagem de mais alta resolução até o momento feita da região central da Planície Sputnik em Plutão, e praticamente completa o conjunto de imagens de alta resolução obtido pela sonda New Horizons. Para melhor visualizar a imagem, convido você a clicar na imagem principal desse post para que possa ter acesso a imagem de resolução completa.

plutao_alta_resolucao_02

O mosaico é composto por imagens feitas pela sonda com uma resolução de 77 a 85 metros por pixel, ou seja, revela feições em Plutão menores que um quarteirão de uma cidade. As imagens mostram em detalhe o padrão celular ou poligonal da planície. Acredita-se que essas células sejam o resultado da convecção que ocorre de uma camada sólida profunda, mas móvel de gelo de nitrogênio.

O mosaico mostra uma região com 80 quilômetros de largura e mais de 700 quilômetros de comprimento, indo desde a costa noroeste da Planície Sputnik, até as planícies congeladas de Plutão. As imagens foram feitas pelo instrumento LORRI da sonda New Horizons, a uma distância de cerca de 17000 quilômetros de Plutão, 15 minutos antes da maior aproximação da sonda.

plutao_alta_resolucao_03

A superfície da Planície Sputnik aparece mais escura em direção a costa (no topo da imagem), possivelmente implicando na mudança da composição ou da textura da superfície. O que chamou muito a atenção de todos e que está intrigando os cientistas da New Horizons, são os blocos mais escuros que ocasionalmente se erguem nas bordas entre as células convectivas. Esses blocos, provavelmente são icebergs de água suja, que estão flutuando sobre o nitrogênio sólido mais denso.

As imagens obtidas e aqui apresentadas têm uma resolução 6 vezes melhor do que o mapa global de Plutão feito pela New Horizons, e uma resolução, 5 vezes melhor do que as imagens feitas de Tritão, a maior lua de Netuno, pela sonda Voyager 2 em 1989.

new.sputnik.top_1

Fonte:

http://www.nasa.gov/image-feature/pluto-s-icy-plains-in-highest-resolution-views-from-new-horizons

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários