Na noite de 8 de Abril de 2014, a Estação Espacial Internacional, ISS, passou na frente da Lua e foi registrada por um astrônomo amador da Romênia.
Embora muitos possam pensar que é um lance de sorte, não é. Para se fazer um registro desses deve-se em primeiro lugar estar com o tempo muito bem calibrado, pois qualquer segundo de erro, faz com que você perca a passagem. Além disso é necessário que você saiba a sua localização com precisão para que possa simular a passagem juntamente com a Lua. Por fim todo o seu equipamento deve estar pronto e colimado para que o registro saia perfeito.
Seguindo todos esses passos, o astrônomo Max, conseguiu fazer o registro. De acordo com o astrônomo, o trânsito da ISS pelo centro do disco lunar durou cerca de 0.6 segundos. Para ele, todavia, que observou a ISS passando mais perto do limbo da Lua, esse tempo foi ainda mais reduzindo. Daí a necessidade de se ter tudo muito bem calibrado e programado. O fato da Lua não estar totalmente iluminada também ajudou o registro pois, pode-se ver claramente a ISS passando pela região escura do nosso satélite.
Para fazer as imagens que foram depois processadas e montadas como uma pequena animação, o astrônomo utilizou um telescópio refrator TS APO de 115 mm F/7, trabalhando em F/4 com um TeleVue Powermate de 2x. A câmera utilizada foi uma Canon 550D trabalhando em ISSO 400 e com 1/800s. A esposa do astrônomo também adquiriu imagens do trânsito, utilizando uma câmera Canon 550D montada num telescópio Maksutov SW de 90mm.
Fontes:
http://lpod.wikispaces.com/April+9%2C+2014
http://maximusphotography.wordpress.com/2014/04/09/iss-transiting-the-moon/