O Que Seria Esse Estranho Buraco Em Marte? Uma Cratera ou Uma Cavidade Colapsada?

Space Today
11 jun 2017

Durante o final do verão no hemisfério sul de Marte, o ângulo da luz solar que atinge a superfície do Planeta Vermelho revela detalhes súbitos no planeta.

Nessa imagem, a câmera HiRISE da sonda MRO capturou uma área de dióxido de carbono congelado na superfície. Parte do gelo de dióxido de carbono aparece derretido, dando à superfície  essa aparência de queijo suíço. Mas além disso, o que se pode observar é um grande buraco incomum, ou uma cratera no lado direito da imagem, com algum gelo de dióxido de carbono claramente visível no assoalho da cavidade.

Ainda não se sabe ao certo o que causou essa cavidade incomum. Poderia ser uma cratera de impacto, ou poderia ser uma cavidade colapsada, por derretimento ou sublimação do gelo de dióxido de carbono em subsuperfície.

A sonda MRO tem orbitado Marte por mais de 10 anos, e completou mais de 50000 órbitas. A sonda MRO tem duas câmeras. A CTX que tem resolução menor e já imageou mais de 99% da superfície de Marte. E a HiRISE, que é a câmera de alta resolução e que é usada para examinar em detalhe, áreas e objetos de interesse, como essa cavidade incomum na superfície de Marte.

Fonte:

https://www.universetoday.com/135988/made-mysterious-pit-mars-impact-crater-natural-collapse/

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.