O Kepler-452b
O Kepler-452b
Por: Felipe Freires
Os astrônomos descobriram e relataram um exoplaneta conhecido como Kepler-452b e há um “período de tempo considerável” de estudos sobre o Kepler-452b, um exoplaneta que a NASA estudou durante anos, que possivelmente seja um exoplaneta rochoso, tendo cerca de 1.63 R?.
Kepler-452 é maior que a Terra, orbitando sua estrela de classe espectral G2 a cada ~ 384.84 dias terrestres, um grande período orbital para um exoplaneta. Há uma grande possibilidade dele ser rochoso (possibilidade de 49% a 62%). Segundo os dados recolhidos pelo Kepler da NASA, a estrela Kepler-452, é uma estrela que tem uma idade maior que a idade do sol e um raio de 1,11 raios solares.
O estudo dos exoplanetas só “começou a ser levado a sério” com a descoberta do 51 Peg b, que é um exoplaneta Júpiter quente que orbita sua estrela a cada 4.2 dias terrestres.
Se existirem exoplanetas mais perto da estrela Kepler-452 do que o Kepler-452b, ou esses exoplanetas são muito pequenos a ponto de não serem identificados pelo método do trânsito de exoplanetas, ou esses exoplanetas têm uma órbita muito inclinada de modo que o telescópio não descubra trânsitos.
Os astrônomos observaram trânsitos que duraram aproximadamente 10.5 horas, sendo que eles estavam a 220 ppm de profundidade. Os resíduos da curva de luz são uniformes, o que nos mostra que em todas essas observações foram feitas estudando o Kepler-452b, e não outros objetos com longo período orbital. Ao passar por sua estrela, houve uma queda no brilho da estrela.
Artigo: http://www.nasa.gov/sites/default/files/atoms/files/ms-r1b.pdf