thumbnail_ep43

O Grande Meteoro Que Rasgou os Céus da Romênia Entre os Dias 6 e 7 de Janeiro de 2015

Space Today
9 jan 2015

303

observatory_150105Uma luz brilhante seguida de um barulho alto foi registrada no céu da Romênia, às 3:05 da madrugada, hora local, entre os dias 6 e 7 de Janeiro de 2015, e foi observada principalmente na parte sudeste do país. O fenômeno foi registrado por câmeras de segurança em algumas cidades.

Com base nos dados registrados até o momento a Agência Espacial Romena, contatando tanto serviços de emergências (que receberam ligações avisando do fenômeno), como o Observatório Astronômico da Academia Romena e organizações não governamentais como a Sociedade Astronômica Romena para Meteoros, confirmou que o evento foi causado por um meteoroide que entrou na atmosfera da Terra e que se transformou num belo meteoro sobre o país.

Traiectorie

“Nós não temos dados muito precisos, mas um relatório será feito nos próximos dias. Com base nas informações obtidas até o momento, nós podemos estimar que o fenômeno ocorreu a uma altura entre 50 e 70 km, de leste para oeste, sobre uma área entre as cidades de Bucareste e Vrancea. Esse fenômeno é comum, somente na última noite, cerca de 30 meteoros como esse foram monitorados nos EUA, o único país que possui um sistema de monitoramento em operação para esses objetos”, disse Marius-Ioan Piso, Presidente da Agência Espacial Romena.

Embora esse evento não tenha causado nenhum dano e muito provavelmente o meteoroide se queimou na atmosfera da Terra, ele ligou o alarme, sobre a necessidade de se investir em sistema de monitoramento para objetos maiores e mais perigosos.

CIENCTEC_TV_EXTRA_METEORO_ROMENIA

“Sobre isso, a Agência Espacial Romena faz parte do Space Situational Awareness (SSA), um programa da Agência Espacial Europeia. O programa tem como objetivo proteger o planeta de flares solares, detritos espaciais e NEO (Near-Earth Objects). Meteoroides pertencem a uma categoria de objetos maiores, junto com asteroides e núcleos de cometas”, adicionou o Dr. Marius-Ioan Piso.

Fonte:

http://www.rosa.ro/index.php/en/news-menu/stiri/817-meteor-activity-seen-over-romania

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários