Starry Spin-up

O Giro das Estrelas Sobre o Observatório de La Silla no Chile

Space Today
24 ago 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

Starry Spin-up

Esta imagem obtida pelo Embaixador Fotográfico do ESO Alexandre Santerne deixa-nos desorientados à primeira vista! Parecida com uma ilusão de ótica ou uma pintura abstrata, estes arcos de círculo estrelados em torno do polo sul celeste são observados por cima do Observatório de La Silla do ESO, no Chile.

Cada traço circular representa uma estrela individual, fotografada durante um longo período de tempo de modo a capturar o seu movimento ao longo do céu causado pelo movimento de rotação da Terra. La Silla situa-se na periferia do deserto chileno do Atacama, a cerca de 2400 metros acima do nível do mar, oferecendo condições de observação perfeitas para obter exposições longas como esta; o local tem mais de 300 noites límpidas por ano!

O observatório abriga muitos telescópios do ESO e também projetos nacionais dos Estados Membros do ESO. Podemos ver alguns destes telescópios na parte inferior da imagem. O telescópio de 3,6 metros do ESO encontra-se à esquerda no alto de um pico, e é aí que se encontra instalado o principal caçador de exoplanetas do mundo: o High Accuracy Radial velocity Planet Searcher (HARPS).

Outros telescópios em La Silla incluem o New Technology Telescope, o Telescópio Suíço de 1,2 metros Leonhard Euler, otelescópio Schmidt de 1 metro do ESO, o telescópio MPG/ESO de 2,2 metros com a cúpula prateada, o telescópio dinamarquês de 1,54 metros e o telescópio de 1,52 metros do ESO, todos eles visíveis na imagem.

Tendo em conta todas estas instalações, La Silla é um dos observatórios terrestres mais produtivos em termos científicos, ficando logo atrás do observatório do Very Large Telescope do ESO (VLT). Com quase 300 publicações arbitradas por ano atribuídas ao trabalho do observatório, La Silla permanece na vanguarda da astronomia (ann15014).

Fonte:

http://www.eso.org/public/brazil/images/potw1534a/

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários