O Belo E Intrigante Horizonte do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko

Space Today
6 ago 2018

No dia 6 de Agosto de 2014, depois de uma década viajando pelo espaço interplanetário, a sonda Rosetta da ESA chegou no seu destino final, o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko (67P/C-G). A missão foi a primeira a pousar com sucesso um módulo na superfície de um cometa, o que aconteceu com o Philae meses depois, a Rosetta continuou estudando o cometa em detalhe, até que a sua missão chegou ao fim em 30 de Setembro de 2016.

Durante a sua missão, a Rosetta mapeou a superfície do cometa de forma extensiva, dividiu o cometa em 26 regiões geológicas que receberam nome de entidades do Egito Antigo. O cometa foi apelidado de pato de borracha, pois ele tinha uma cabeça pequena, ligada a um corpo maior, como os patos de borracha usados por crianças na banheira.

Essa imagem mostra uma seção do 67P/C-G como vista pela câmera OSIRIS de alta resolução da sonda Rosetta em 10 de Fevereiro de 2016. O astrônomo amador Stuart Atkinson, do Reino Unido, selecionou e processou essa imagem desde o arquivo de imagens da OSIRIS. Essa imagem é um recorte de uma imagem maior que mostra uma visão mais ampla da região conhecida como Bem e que fica no corpo do cometa, essa região tem o nome em homenagem a divindade das crianças e das mães.

Ela mostra a superfície sombreada do cometa em detalhe, particularmente uma proeminência à direita do centro que é uma feição soerguida circundada por depressões, afloramentos rochosos e detritos.

Fonte:

[http://www.esa.int/spaceinimages/Images/2018/08/Comet\_horizon]

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.