Linda Selfie Mostra O Curiosity Pronto Para Seguir Caminho no Monte Sharp

Space Today
2 fev 2018

Uma nova selfie do rover curiosity da NASA mostra o veículo na chamada Vera Rubin Ridge em Marte, local onde ele ficou os últimos meses fazendo o seu trabalho de geologia, espetacular. Diretamente atrás do rover, está o início de um talude rico em argila que os cientistas estão ansiosos para começar a explorar. Nas próximas semanas, o Curiosity irá começar a escalar esse talude. Na imagem, só para orientação, o norte está para a esquerda, e o oeste está para a direita, com o anel da cratera Gale tomando conta do horizonte em ambas as bordas.

Escondido logo atrás do mastro do Curiosity está o Monte Sharp. Quando o Curiosity pousou em Marte, em Agosto de 2012, a intenção da equipe era estudar a parte inferior do Monte Sharp, onde o rover permanecerá por todo o seu tempo em Marte. A base da montanha fornece ao rover, acesso para as camadas de rocha formadas há milhões de anos. Essas camadas foram formadas na presença de água, muito provavelmente devido à presença de lagos onde os sedimentos de acumularam. O acúmulo desses sedimentos no fundo do lago gerou as camadas de rochas dentro da Cratera Gale e que hoje são estudadas pelo Curiosity.

O mosaico foi construído a partir de dezenas de imagens feitas pela Mars Hands Lens Imager, do Curiosity, o instrumento que recebe o nome de MAHLI. As imagens foram feitas no dia 23 de Janeiro de 2018, o chamado Sol 1943, ou seja, o dia de trabalho do Curiosity em Marte de número 1943.

Fonte:

https://www.nasa.gov/feature/jpl/mount-sharp-photobombs-mars-curiosity-rover

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.

X
Conheça a Loja do SpaceToday!