JAXA A Agência Espacial Japonesa Irá Mandar Um Módulo de Pouso Para a Lua

Space Today
3 ago 2018

A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial, a JAXA, planeja lançar uma pequena sonda que deve pousar na Lua em 2021, a bordo de um foguete H-2A.

A decisão foi anunciada durante uma reunião da força tarefa sobre a utilização e o desenvolvimento do espaço do ministério da ciência japonês.

O Smart Lander for Investigation Moon, ou SLIM, será lançado junto com um modelo sucessor do satélite de astronomia de raios-X Hitomi e terá o objetivo de pousar em uma pequena cratera no Mare Nectaris, uma área localizada perto do equador da Lua no lado do satélite que fica voltado para a Terra.

De acordo com Shinichiro Sakai, um professor associado no Instituto de Espaço e Ciência Astronáutica da JAXA, é bem provável que a olivina do manto da Lua esteja exposta na superfície dessa cratera.

Enquanto que a teoria de que a Lua se formou a partir de um grande objeto que se chocou com a Terra a 4.5 bilhões de anos atrás é vastamente aceita, Sakai disse que o cenário pode ser testado por análises dos componentes da olivina da Lua e uma comparação dos elementos com materiais do manto terrestre.

A JAXA inicialmente planejava lançar o SLIM em um foguete Epsilon. Graças à mudança do Epsilon para um foguete maior, o H-2A, a agência irá agora ser capaz de aumentar o peso da sonda de cerca de 130 kg para cerca de 200 kg, excluindo o peso do combustível.

A agência reforçará os motores da sonda e está discutindo a possibilidade de se montar um equipamento com uma robô miniaturizado de exploração que irá se mover de forma autônoma e fazer fotos da área ao redor.

A JAXA irá adorar um método de pouso em dois passos usando as cinco pernas da sonda para permitir que o módulo toque com segurança o solo lunar até mesmo em taludes íngremes.

Fonte:

[http://the-japan-news.com/news/article/0004635427]

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.