Galaxy with a view

Hubble Fotografa Uma Cópia Desconhecida da Via Láctea

Space Today
6 jul 2015

Galaxy with a view

Essa galáxia pouco conhecida, oficialmente chamada de J04542829-6625280, mas mais normalmente referida como LEDA 89996, é um exemplo clássico de uma galáxia espiral. A galáxia é muito parecida com a nossa Via Láctea. A galáxia em forma de disco é vista de frente, revelando sua estrutura de braços espirais. As porções escuras nesses braços espirais são poeira e gás – o material bruto usado na formação de novas estrelas. As muitas estrelas jovens que se formam nessas regiões fazem os braços espirais parecerem brilhantes e azulados.

A galáxia localiza-se numa área vibrante do céu noturno, dentro da constelação de Dorado, e aparece bem perto da Grande Nuvem de Magalhães – uma das galáxias satélites da Via Láctea.

As observações foram realizadas com o canal de alta resolução da Advanced Camera for Surveys do Hubble. Esse instrumento já entregou algumas das imagens mais nítidas já feitas do universo até hoje. A imagem acima cobre uma pequena porção do céu, cerca do tamanho de uma moeda de um centavo de euro segurada a 100 metros de distância.

Uma versão dessa imagem foi inscrita na competição de processamento de imagens Hubble’s Hidden Treasures pelo competidor e usuário do flickr C.Claude.

Fonte:

http://www.spacetelescope.org/images/potw1527a/

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários