Hubble Flagra Um Cometa Que Pode Nos Ajudar A Entender Mais Sobre O Fim Da Vida Dos Cometas

Space Today
15 set 2016

 

Hubble Flagra Um Cometa Que Pode Nos Ajudar A Entender Mais Sobre O Fim Da Vida Dos Cometas

    Por Felipe Freires

O Telescópio Espacial Hubble flagrou a desintegração de um cometa, cujo nome é  332P/Ikeya-Murakami ou 332P, estando a 107 milhões de quilômetros de distância do planeta Terra. As imagens do Telescópio Espacial Hubble nos mostram 25 fragmentos do Cometa 332P, compostos basicamente por gelo e poeira, se afastando uns dos outros.

Provavelmente, esse cometa gira tão rapidamente a ponto de ejetar seus 25 “blocos”, e ele ejetou esses fragmentos quando estava a aproximadamente 150 milhas de distância do sol (um pouco além da órbita do planeta Marte).

Três imagens feitas pelo Telescópio Espacial Hubble sobre a fragmentação desse cometa, nos mostra o efeito do sol sobre os cometas, evaporando-os. As três imagens do Hubble sobre o cometa, foram feitas no mês de Janeiro do ano de 2016. David Jewitt, da Universidade da Califórnia em Los Angeles, disse que eles sabem que os cometas se desintegram, porém, não sabem muito sobre o porquê que eles se desintegram.

Esse cometa foi descoberto em novembro de 2010 por dois astrônomos japoneses amadores, Kaoru Ikeya e Shigeki Murakami, isso aconteceu quando seu brilho aumentou. Uma hipótese sobre essa fragmentação é o fato do cometa estar se aproximando do sol, fazendo-o soltar seus gases, o que o faz ejetar seus fragmentos juntos com os gases. Talvez, cometas se fragmentam além de perderem seus gases até “se perderem” no espaço, o que poderá acontecer com o Cometa 332P. Devemos levar em consideração que isso é uma especulação de Jewitt.

Sabemos que cometas vem do cinturão de Kuiper pelo “empurrão” (perturbação) gravitacional de Netuno, por isso, esses cometas vão para partes mais internas até ficarem mais pertos do sol. Estudos indicam que provavelmente o 332P terá o fim de sua vida daqui à ~ 150 anos.

Fonte: http://www.nasa.gov/feature/goddard/2016/hubble-takes-close-up-look-at-disintegrating-comet

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

  • NGC346

    Imagens interessantes, observem que o brilho do cometa aumentou entre os dias 26 e 28 de janeiro de 2016. Alguém sabe o porquê?