image_3335e-NGC-5775-Radio-Halo

Halos de Onda de Rádio Gigantes Ao Redor das Galáxias Espirais São Mais Comuns do Que Se Pensava

Space Today
13 out 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

image_3335e-NGC-5775-Radio-Halo

Usando um dos maiores rádio observatórios do mundo, o Very Large Array do National Radio Astronomy, um grupo de astrônomos descobriram que os halos ao redor dos discos das galáxias espirais são muito mais comuns do que se pensava anteriormente.

A equipe, dirigida pela Dra. Judith Irwin, da Universidade de Queens, em Kingston, ON, Canadá, observou 35 galáxias espirais próximas de lado, de 11 a 137 milhões de anos-luz de distância da Terra.

As galáxias espirais, como a nossa própria Via Láctea ou a famosa Galáxia de Andrômeda, possuem uma vasta maioria de suas estrelas, gás, e poeira num disco plano em rotação com braços espirais. A maior parte da luz e das ondas de rádio observadas com telescópios veem de objetos localizados nesse disco.

“Nós sabíamos antes que alguns halos existiam, mas, usando o poder total do VLA atualizado e o poder total de algumas técnicas de processamento de imagens, nós descobrimos que esses halos são muito mais comuns entre as galáxias espirais do que nós pensávamos antes”, explicou a Dra. Irwin.

“Estudando esses halos com rádio telescópios pode nos dar uma informação valiosa sobre o fenômeno como um todo, incluindo a taxa de formação de estrelas dentro do disco, os ventos das estrelas em explosão, e a natureza e a origem dos campos magnéticos das galáxias”, disse a Dra. Theresa Wiegert, membro da equipe da Universidade de Queens.

Para ver como esses extensos halos em ondas de rádio típicos, são, os astrônomos escalaram suas imagens de 30 das galáxias para o mesmo diâmetro e as combinaram numa imagem única.

“O resultado é uma imagem espetacular, mostrando que os raios cósmicos e os campos magnéticos não somente permeiam o disco da galáxia, mas que se estende muito acima e abaixo do disco”, disse a Dra. Irwin.

“A imagem combinada confirma a previsão desses halos feita em 1961”.

As descobertas foram publicadas na revista especializada Astronomical Journal.

Radio continum emission_of_35_edge_on_galaxies_observed_with_the_vla from Sérgio Sacani

Fonte:

http://www.sci-news.com/astronomy/science-radio-halos-spiral-galaxies-03335.html

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários