ESO Apoia a Declaração da Nuvem de Ciência Aberta Europeia

Space Today
6 out 2017

Users who have LIKED this post:

  • avatar

O ESO apoiou a Declaração EOSC, expressando a sua aprovação pela iniciativa da Nuvem de Ciência Aberta Europeia(EOSC, sigla do inglês), para o acesso aberto a dados científicos. A EOSC é uma iniciativa da Comissão Europeia, que reconhece a necessidade vital de acesso aberto a dados de confiança no atual mundo da investigação científica. Numa carta ao Comissário Europeu da Investigação e Inovação, Carlos Moedas, e ao Diretor Geral de Investigação e Inovação da Comissão Europeia, Robert-Jan Smits, o Diretor Geral do ESO Xavier Barcons pôs o conhecimento do ESO à disposição para apoiar a gestão do EOSC e em particular ajudar a melhorar a administração do arquivo de dados, de modo a permitir mais descobertas científicas.

A EOSC pretende trazer e apoiar mudanças que acelerem a transição para uma ciência e inovação abertas mais efectivas, removendo obstáculos à reutilização de dados e ferramentas científicas. O objetivo final é a obtenção de um ambiente global de acessibilidade, que operará sob condições bem definidas e de confiança, onde investigadores, inovadores, companhias e cidadãos possam publicar, encontrar e reutilizar dados e ferramentas de outros no âmbito da investigação, inovação e educação.

A astronomia desde há muito que se encontra na vanguarda da oferta de dados abertos, tratados e bem geridos. O ESO tem uma longa tradição nesta área, tendo estimulado avanços científicos a partir dos Observatórios La Silla, Paranal e ALMA ao providenciar ferramentas de tratamento de dados e ao desenvolver e operar os seus respectivos arquivos científicos. Adicionalmente, a própria história do ESO é um testemunho aos benefícios científicos que vêm da cooperação intergovernamental e da transferência de ideias, recursos e pessoas entre fronteiras. Neste sentido, o ESO poderá desempenhar um papel preponderante em direção a uma ciência aberta na Europa e para além desta.

Fonte:

http://www.eso.org/public/brazil/announcements/ann17068/

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.